Sem preconceito: homens modernos procuram por tratamentos estéticos e cirurgia plástica

Há alguns anos a vaidade masculina se resumia a cortar o cabelo e fazer a barba, diferente do cenário atual em que os homens não se limitam mais a oferta de produtos disponíveis no armário do banheiro. Ávidos por novidades costumam procurar produtos e serviços específicos para suas necessidades.

Como prova dessa mudança, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Brasil já movimenta cerca de R$ 15,4 bilhões por ano -, terceiro mercado no consumo de beleza -, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

“Exigentes, buscam soluções rápidas e efetivas para seus problemas. São bem práticos”, diz a esteticista Juliana Carpes, do Fuzz Estética. Os homens procuram desde depilação definitiva – corpo para a barba, tratamentos para gordura localizada e cirurgia plástica. Antes uma exclusividade feminina, as cirurgias plásticas estéticas são cada vez mais procuradas por homens que querem melhorar o visual.

O número de pacientes homens em cirurgia plástica cresceu 15% nos primeiro quadrimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da SBPC (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). “Agora, com a chegada do frio, este número deve aumentar. Inverno é a estação mais procurada para fazer cirurgia plástica”, salienta o cirurgião plástico Daniel Volpato, de Florianópolis.

Mas eles têm mais medo que as mulheres e sentem mais dores no pós-operatório. Volpato e Juliana concordam. “Estranho ver homens fortes, grandes, gritando por uns pelinhos”, brinca Carpes.

Entre as plásticas procuradas pela ala masculina, as campeãs são as lipoaspirações, o transplante de cabelo e a cirurgia de pálpebra. “Além de ser a mais simples, a cirurgia de pálpebra deixa menos cicatriz. Muitos senhores fazem”, diz Volpato.

Na clínica do dermatologista Leonardo Ravache, ele reserva duas tardes da semana só para atender homens. E acima dos 40 anos. “Eles querem ver a mulher bem e estar à altura. E não estão nem aí para os outros, principalmente os amigos”, diz.

A tendência é que o mercado cresça ainda mais nos próximos anos. Segundo a consultoria Euromonitor, o Brasil representa 12% das vendas mundiais de produtos do setor de beleza e deve se tornar o maior mercado até 2015.

(Fonte: R7 – http://www.andreventurelli.com.br/noticia/sem-preconceito-homens-modernos-procuram-por-tratamentos-esteticos-e-cirurgia-plastica.html)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2014/10/sem-preconceito-homens-modernos-procuram-por-tratamentos-esteticos-e-cirurgia-plastica/