Multivitaminas será que funciona?

Certamente, as vitaminas são o suplemento alimentar mais consumido por homens e mulheres. Estas pessoas acreditam que podem prevenir doenças e viver de forma mais saudável se consumirem cápsulas, pílulas e comprimidos de multivitaminas diariamente.

Nos Estados Unidos, cerca de um terço da população americana usa, diariamente, estes suplementos, movimentando uma indústria de bilhões de dólares. Marcas líderes como: Centrum®, Herbalife® são algumas das gigantes deste ramo.

Mas será que vale a pena consumir estas multivitaminas?

Depende do objetivo. Se o objetivo for prevenir doenças cardíacas e vasculares (tipo infarto do coração e derrames cerebrais, os AVCs) estudos demonstram que NÃO.

Após 11 anos, o grupo de pessoas que tomava vitaminas diariamente, foi acompanhado e comparado a um outro grupo de pessoas que tomavam pílulas sem vitaminas (chamadas pílulas placebo). Nenhum dos 2 grupos sabia se estavam tomando placebo ou as multivitaminas e sais minerais. Neste estudo publicado em uma das mais respeitadas revistas médicas, o JAMA, o uso diário de Centrum Silver, não resultou em nenhum benefício cardio-vascular.

ISTO É, todas estas VITAMINAS NÃO SERVIRAM PARA PREVENÇÃO DESTAS DOENÇAS. Foi um dinheiro jogado fora.

Talvez, os únicos beneficiados, sejam os donos das fábricas, os representantes, distribuidores e vendedores de multivitaminas, que enriquecem com a venda destes suplementos, apesar da falta de comprovação científica.

Já as pessoas que as tomam, além de perder dinheiro, tem a tendência a se enganarem, acreditando que estas vitaminas vão, de alguma forma, torná-las mais saudáveis. Conheço pessoas que deixam de se exercitar ou de consumir uma dieta mais saudável (frutas, legumes) por acreditarem que as vitaminas necessárias estão nestas pílulas. O que acaba resultando, na verdade, em um efeito contrário, pois, a pessoa que se acha saudável por tomar vitaminas, pode se permitir sair da dieta mais facilmente, consumindo alimentos ricos em calorias e gorduras e pobres em nutrientes.

Vitaminas são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Porém, o excesso também traz doenças conhecidas. Em 2005, na mesma revista, ficou demonstradas que altas doses de vitamina E é prejudicial. Na medida certa, a vitamina E faz bem para o corpo, porém em doses elevadas, como neste tipo de pílulas aumenta o risco de insuficiência cardíaca.

Ano passado, na mesma revista, também foi publicado outro estudo que tinha como objetivo saber se o consumo destes multivitamínicos poderia PREVENIR CÂNCER. Os autores concluíram que existe um benefício modesto porém significativo.

Em números, o grupo que consumiu os multivitaminas apresentou 17 tumores para cada 1000 pessoas-ano e quem não tomou as vitaminas apresentou 18,3 tumores para cada 1000 pessoas-ano.

Quando os autores estudaram se existia diferença em câncer de próstata ou em câncer de intestino, não encontraram diferencia. Isto é, tomar ou não tomar estas vitaminas não faz diferença na prevenção de câncer de próstata, nem para prevenir câncer de colon (intestino).

(Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/saudedohomem/?topo=52,1,1,,170,e170, data de acesso 06/04/2015)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/04/multivitaminas-sera-que-funciona/