Épocas de crise sempre revelam o valor de grandes homens

Há a até uma “máxima” que apregoa: “a necessidade já foi a mãe da tecnologia” Basta estudar um pouco da história da humanidade e logo verificaremos que as evoluções tecnológicas foram criadas a partir da imperiosas necessidade de sobrevier, desde o homem das cavernas, ate os que se destacaram e mudaram a sociedade humana, nas “revoluções: agrícola, industrial, a tecnológicas em períodos de guerra e pós guerra, até as de transmissão simultânea e a longa distância, conectando o mundo, em segundos.

Buscar a tecnologia sempre foi a grande ambição do homem para facilitar-lhe a vida, conseguir mais resultados rápidos e de menor custo, fazer mais conquistas que outro, obter mais conhecimento, ter mais gente em sua dependência, porque lhe aufere também estas possibilidades de estar “antenado com a revolução tecnológica” cada vez mais minúscula e mais eficiente e veloz, ultrapassando quase todas as barreiras inimagináveis há algumas décadas atrás. Ainda não temos um desenvolvimento idêntico ao do mundo dos negócios aplicados as tecnologias para salvar vidas, e a cura de doenças – alguma consequência de todas as modernidades, e, infelizmente estamos todos em um caos pelo gasto excessivo dos bens da natureza, e é preciso criar tecnologias para o desenvolvimento sustentável…

Quando estudamos os homens que mais se destacam na tecnologia atualmente, estão muito ricos, são jovens e até atemorizam pelos seus conhecimentos que empregam de forma velozes, e que se disseminam, atraindo mais juventude e “gente antenada com a nova tecnologia do século 21’.

A exemplo: Moxie Marlinspike (com um estilo de hippie, com dreadlocks) está deixando os serviços de segurança mundial muito preocupados porque Moxie desenvolveu um “programa de criptografia simples e extremamente seguro que embaralha mensagens até chegarem a seu destinatário final”. Mais de 800 milhões de usuários do popular WhatsApp utilizam o sistema.

Assim também um dos mais ricos do mundo atual, Jan Koum, que é o criador do WhatsApp (um dos comunicadores instantâneos mais famosos de todos os tempos), quando adolescente ao chegar aos EUA, em 1992, ele com 16 anos se valeu de programas sociais americanos para obter selos de comida, hoje ele está na lista dos 200 homens mais ricos do mundo.

Vale destacar que as notícias que se encontram de grandes inventos tecnológicos e de acesso as riquezas econômicas estão sempre muitos homens na ponta da divulgação, e praticamente, não se lê um destaque com nomes de mulheres na linha do exponencial máximo, acreditamos que elas são menos divulgadas, todavia há pesquisando com dedicação cientistas mulheres, cujas estão revolucionando nas mais diversas áreas da saúde, e da educação, e sem muita publicidade poderio econômico ainda.

Todavia nesta edição além de analisar os líderes masculinos do advento tecnológico no século 21 e a riqueza econômica que alcançaram e proporcionaram as outras pessoas, queremos destacar dois brasileiros, por outra riqueza que não foi tão comum até agora: a da moral e do amor ao próximo.

Destacam-se pelos seus gestos, que são uma revolução de coragem e de moral: o médico Dráuzio Varella e o ex-senador Eduardo Matarazzo Suplicy.

Dráuzio Varella teve a coragem de repudiar publicamente os atos covardes de alunos da USP, que estupraram suas colegas e ainda estão impunes.

E, Eduardo Suplicy, que poderia estar curtindo aposentadoria, está atuantes frente a uma das mais movimentadas e complicadas secretarias municipais de Direito Humanos e Cidadania, a de São Paulo: que é uma das maiores cidades do mundo. Trabalha de forma gratuita, por absoluto “amor ao próximo e para atuar junto aos direitos humanos, bandeira que sempre defendeu”.

Estas duas notícias estão logo a seguir para confirmar sobre Moxie Marlinspike e Jan Koum.

Esperamos que aprecie nossa seleção de notícias e informações desta edição, receba nosso abraço, Elisabeth Mariano e equipe.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/08/epocas-de-crise-sempre-revelam-o-valor-de-grandes-homens/