Abatido e “de luto”, médico pede testes com substância que pode combater o câncer

Por Daniel Froes | 13 de outubro de 2015

‘De luto’, médico pede a realização de testes com substância contra o câncer http://

Detentor da patente da fosfoetanolamina postou vídeo solicitando estudos. Composto era distribuído gratuitamente no campus da USP em São Carlos.

02/10/2015 17h10 – Atualizado em 02/10/2015 17h25 Stefhanie PiovezanDo G1 São Carlos e Araraquara

O médico e pesquisador Renato Meneguelo comentou no dia 1º antes do encontro com parlamentares em Araraquara (SP), o vídeo em que apresenta documentos sobre os estudos com a fosfoetanolamina sintética e anuncia uma espécie de luto pelos pacientes com câncer.

Nós estamos na contramão do que existe na pesquisa hoje em dia sobre câncer.

Nós estamos pesquisando um outro lado” Renato Meneguelo, médico

“A gente tem que lembrar de uma coisa. Nós estamos na contramão do que existe na pesquisa hoje em dia sobre câncer. Nós estamos pesquisando um outro lado. Porque, quando todos pensam a mesma coisa, ninguém, ninguém pensa grande coisa”, diz Meneguelo na gravação, que vem repercutindo nas redes sociais.

De preto, ele reafirmou seu posicionamento no encontro. “Estou usando preto em consideração e respeito à memória de quem já faleceu e em respeito a quem vai falecer por causa do câncer”.

Pacientes com a doença entraram com liminares para usar as cápsulas, mas o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), José Renato Nalini, suspendeu autorizações de entrega afirmando que “não há nenhuma prova de que, em humanos, a substância reclamada, que não é um remédio, produza algum efeito no combate a doenças”. Na tarde desta sexta-feira (2), 583 pedidos haviam sido suspensos.

No vídeo, Meneguelo mostra documentos das fases realizadas na pesquisa (Foto: Reprodução/YouTube)

Frustrante

Integrante do grupo detentor da patente da substância, Meneguelo se mudou para a Bahia há alguns anos e mantinha a discrição quanto ao composto, passando a se pronunciar apenas recentemente.

“É um pouco frustrante”, afirmou sobre as tentativas de realizar os testes clínicos para solicitar o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As rebatidas são tão violentas que vão desanimando. Fiquei com uma tristeza tão grande que fui estudar planta”.

Segundo Meneguelo, muitos oncologistas têm conhecimento da substância, mas há resistência quanto aos estudos realizados porque eles não são focados nas proteínas, como a grande maioria das pesquisas sobre câncer, e sim nos lipídios.

“Quando procurei o Gilberto [Chierice, coordenador das pesquisas com a fosfoetanolamina], há mais de 15 anos, também pensava assim. Cheguei mostrando um livro que dizia que lipídio não tinha relação”, disse Meneguelo, que mudou de opinião durante sua pesquisa. “Falam que não funciona e não têm vontade de ler, ver o que já foi publicado”.

Autor: Por Daniel Froes | 13 de outubro de 2015

Educador, comunicador, produtor e consultor cultural. E adoro conhecer novos mundos possíveis!

(Fonte: https://razoesparaacreditar.com/aprender/abatido-e-de-luto-medico-pede-testes-com-substancia-que-pode-combater-o-cancer/, data de acesso 13/10/2015)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/10/abatido-e-de-luto-medico-pede-testes-com-substancia-que-pode-combater-o-cancer/