Morador de rua passa em 1º lugar em concurso público em MG

Conheça essa história de superação

Publicado por reata Tavares-Uol

Valter Fonseca, 41, é natural de Ilhéus (BA) e vive há 10 anos nas ruas de Patos de Minas (MG), a 456 quilômetros de Belo Horizonte. Nesta semana, viu a vida mudar de rumo.

O nome dele aparece em primeiro lugar na lista de aprovados no concurso público para coveiro na cidade mineira. Dos 30 pontos, Valter fez 26.

Eram 21 candidatos disputando 3 vagas. O emprego tem salário de R$ 805,18, além de benefícios como vale-alimentação, vale transporte e plano de saúde.

“Quando terminei a prova, no dia 18 de outubro, não pensava que tinha feito tantos pontos. Dois dias depois saiu o gabarito e conferi minha prova. Fui até uma costureira que sempre costura minha roupa quando rasga e ela me disse: ‘Você passou; fez 85% da prova’. Fiquei tão emocionado que não sabia o que fazer.”

A escolha pelo cargo de coveiro, segundo ele, foi por considerar ter habilidade com trabalhos braçais. Ele terminou o Ensino Médio no ano passado.

Para estudar, Valter contou com a ajuda da assistente social Maria Augusta de Lacerda Ferreira, diretora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Patos de Minas. Ela o encontrou nas ruas há três anos e começou a ajudá-lo a melhorar de vida.

Depois de indicar o morador de rua para cinco empregos diferentes e ter resposta negativa em todos eles, a assistente social viu no concurso a oportunidade para que ele mudasse de vida. Maria Augusta, então, imprimiu para ele provas, simulados, notícias e os cadernos de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos dois anos.

“Ele chegou a fazer até três provas em um dia só. A gente sabia que ele estudava nas praças e na rua com os livros que ele buscava aqui. Vi muita dedicação por parte dele e o resultado foi merecedor”, conta ela. “Eu não fiz nada além da minha função, mas a sensação de felicidade que tive foi a mesma que se um filho tivesse passado. Isso prova que vale a pena ajudar.”

Valter Fonseca ainda está vivendo na rua e aguarda o concurso ser homologado para ser chamado e começar a trabalhar.

“Eu quero sair das ruas. Meu maior sonho é começar a trabalhar para ter a renda própria e conseguir recomeçar minha vida em um lar.”

Fonte: Site Uol – Renata Tavares

Se inspirou nessa história de superação e sucesso em concursos? Se você deseja ser aprovado também conheça o Defensor Público Gerson Aragão que disponibiliza gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

Quer saber das histórias de sucesso, das novidades e de mais dicas de concursos? Siga a Concurseira Determinada aqui no JusBrasil!)

Amplie seu estudo

Comentários

Deuseny Alves Velasco

Que exemplo! Isso mostra que ninguém está perdido, basta um recomeço. Deus é maravilhoso e dá forças à aqueles que confiam nele.

Luciana Oliveir

Quem quer vai à luta, não fica parado esperando o governo agraciar com bolsa isso/ bolsa aquilo!!! Parabéns e Sucesso ao Sr. Valter!!!

Concurseira Determinada

Luciana seu comentário é perfeito! Persistir no caminho certo até alcançar a vitória! Abraço

Fatima Maria Marins Guerreiro

Fiquei emocionada com a história Valter Fonseca. Um verdadeiro exemplo de determinação e garra para muitas pessoas. Tipo não acreditando no impossível, foi lá e fez. Ninguém está nas ruas porque quer, falta oportunidade e muitas das vezes, preconceito para com a pessoa que quer um emprego. No caso do Valter, a Assistente Social fez um brilhante trabalho. Parabéns ao Valter e a Maria Augusta!

Andreia Muenzer Sanches

2 grandes exemplos…. ele pela determinação e ela pela ajuda sem preço!! Aplausos em pé para os dois!!

Filipe L. M.

Isso é um tapa na cara de qualquer cotista.

Creso Sales

Meus parabéns ao Sr. Valter Fonseca, fico orgulhoso de estar morando na terra de Minas Gerais.

Rosemary Castro

Simplesmente P A R A B é n s!!!

(Fonte: http://concurseiradeterminada.jusbrasil.com.br/noticias/302355728/morador-de-rua-passa-em-1-lugar-em-concurso-publico-em-mg, data de acesso 10/02/2016)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/02/morador-de-rua-passa-em-1o-lugar-em-concurso-publico-em-mg/