Homens: como se vestir bem

Homem elegante e bem-vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em reuniões, eventos e atividades profissionais, de acordo com a situação, ocasião e função que exerce. Um lapso na forma de se vestir pode comprometer todo o sucesso profissional.

O executivo bem-sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa cores berrantes e chamativas. O certo é optar por tons clássicos e sóbrios, que nunca saem de moda e não comprometem a produção visual.

Muitos homens reclamam do terno e da gravata, e justificam este descontentamento dizendo que se sentem sufocados ou que sofrem com o calor do verão. Independente do motivo da insatisfação ou do descontentamento, dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam despertando nas mulheres encanto e sedução. Nove entre dez preferem homens de terno e gravata pelo charme, pela sedução e pela masculinidade que transmitem. Sem falar que esse traje continua sendo sinônimo de respeito, seriedade e profissionalismo.

Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido de microfibra, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estilo com o jeito de ser do homem, seja ele tradicional ou moderno.

Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:

Terno tradicional: Conjunto composto de três peças em padrão único: paletó, colete e calça. É uma ótima opção para homens que possuem um estilo mais clássico.

Blaizer: O blazer cai bem em qualquer tipo de compromisso mais informal, a qualquer hora do dia. Combina tanto com quem tem um jeito descontraído de ser, como com quem gosta do estilo elegante de se vestir. Veja dicas de como usar um blazer.

Costume: Conjunto de paletó e calça. Combina com qualquer estilo e pode ser usado em situações informais.

Terno jaquetão: Conjunto de paletó com três ou quatro botões transpassados e calça. Está atualmente em desuso, pois a moda dita terno com três, quatro ou cinco botões.

Sobretudo: Elegante e versátil, em lã e no comprimento logo acima do joelho, faz o gênero esportivo quando usado com calça e suéter ou formal, se usado com terno ou costume.

Sobretudo de pura lã: No comprimento abaixo do joelho, fica muito elegante quando usado com smoking.

Casaca: Deve ser larga o suficiente para se sobrepor ao paletó. Dá destaque à roupa, além de proteger da chuva, causando um visual impecável.

Terno de verão: Em linho e com corte desestruturado, garante conforto e elegância para a estação, podendo ser usado sem gravata em situações informais. Pode ser usado com camisa estampada ou floral, em algodão ou viscose, e com cinto esportivo.

Jeans: Usado em situações informais ou por executivos mais liberais. Combinado com blaizer esportivo e camisa passa a sensação de descontração e liberdade de ação.

Smoking ou black-tie: São versões democráticas das casacas do século XIX. Em estilo clássico, é um paletó de tecido preto com lapela de cetim ou seda e abotoamento cruzado, com dois botões. Calça preta, com barra simples, ou seja, não deve ser dobrada sobre o sapato (barra italiana). Complementado rigorosamente com meias pretas, sapatos sociais de verniz ou couro liso, gravata borboleta preta, camisa branca de colarinho alto e faixa de cetim na cintura. Os tecidos mais apropriados para este tipo de vestimenta são os mais leves, como a lã fria ou a seda. Deve ter um bom acabamento e linhas clássicas.

Dinner, fraque, meio-fraque ou summer: Utilizados em situações extremamente formais.

Acessórios masculinos

Lenço de bolso: Pode ser de seda ou de linho, em cor vistosa. A sua função é realçar o conjunto, mas nunca deve ser igual a gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo, e para que não fique solto dentro do bolso, aconselha-se prendê-lo com um alfinete por dentro.

Suspensório: Assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres e não deve seguir a mesma estampa da gravata. A sua utilidade é segurar a calça, assim como o cinto, por isso ao usar um não se usa o outro. Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça. O abotoamento pode ser mais trabalhoso, porém, é mais seguro do que os suspensórios com prendedores metálicos.

Relógio de bolso: Pode ser uma marca de um estilo pessoal. Deve ser usado em cerimônias extremamente formais, em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.

Meias: Precisam cobrir as canelas e não devem ficar em evidência, por isso devem combinar com a cor do sapato ou da calça. Jamais combine as meias com a cor da camisa, tampouco da gratava. Em nenhuma hipótese use meias brancas e/ou atoalhadas com roupa social.

Sapatos: Quando em mau estado, surrados, sujos ou em péssimas condições de uso, podem destruir o efeito do visual e da produção. Devem estar sempre engraxados e vistosos. A elegância começa pelos pés, e é pelos sapatos que se traça o perfil da personalidade masculina.

Sapatos clássicos em couro: São excelentes para serem usados com ternos e roupas mais formais. As cores básicas são o preto e o marrom, esqueça o cinza, o bege e os sapatos de duas cores. Sapato branco deve ser usado apenas por médicos ou profissionais que trabalham vestidos de branco.

Sapatos de estilo inglês: Com fivelas, franjas ou pespontos. Tanto os de amarrar ou quanto os tradicionais cabem em todas as situações.

Cintos: Para os cintos vale seguir a mesma regra de cores dos sapatos. As cores básicas são o preto e o marrom e devem sempre combinar com os sapatos.

Cintos tressés (entrelaçados): Compõem o estilo de moda que marca as novas tendências. Há uma variedade infinita de modelos, tanto no trançado do couro como na mistura de materiais, que dão ao cinto um destaque todo especial. Estes também devem combinar a cor com a dos sapatos.

14/03/2011

Leia o original, veja imagens e fotos, acesse o link da fonte.

(Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/homens-como-se-vestir-bem, data de acesso 10/03/2016)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/03/homens-como-se-vestir-bem/