15 de novembro, mas afinal você sabe quais fatos a história conta que ocorreu hoje?

Cada feriado é motivo para pessoas programarem atividades lúdicas, encontro com amigos e familiares, descansar um pouquinho, ou colocar o serviço do lar em ordem…

Todavia nesta data os fatos históricos (ocorridos há 127 anos) demonstram o que ocorreu em meio ao “segmento militar e os, então, políticos na Câmara da época”. Porém sugerimos que leia ao menos o que consta na Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil). E o que mais chamará a atenção é que uma “rixa entre dois homens por causa de uma ambicionada mulher” cuja será também um dos motivos principais para que o ato histórico suceda. E, segundo as informações a “classe rica da época” não aceitava a libertação dos escravos e queriam indenização para esta “perda de lucros!”. A “Lei Áurea” (1888) fez surgir os “republicanos de última hora” e chama a atenção a sentença atribuída ao Barão de Cotegipe dita a Princesa Isabel: “A senhora acabou de redimir uma raça e perder um trono!”

Saber que as lideranças sociais da Monarquia, Maçonaria e da Igreja Católica tinham seus “diferenciais e atuação” é algo quer faz pensar nos dias de hoje também, pois a Câmara e o Senado que decidem os destinos do povo, sendo que hoje estão hoje também compostos com acesso de outras religiões e outros movimentos sectários, que foram eleitos pelo voto popular, e agora decidem destinos (seu também) de povo composto por mais de 204 milhões de habitantes em 2015 (IBGE – http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/08/28/brasil-tem-mais-de-204-milhoes-de-habitantes-diz-ibge.htm).

Também na mesma pesquisa citada você saberá que: “À noite, na Câmara Municipal do Município Neutro, o Rio de Janeiro, José do Patrocínio redigiu a proclamação oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, aprovada sem votação. O texto foi para as gráficas de jornais que apoiavam a causa, e, só no dia seguinte, 16 de novembro, foi anunciado ao povo a mudança de regime político do Brasil.”

Cremos que precisamos aproveitar este feriado no ano de 15 de novembro de 2016 para tomar uma decisão: a de estudar a história de nosso país, mesmo que seja on line, para termos um pessoal crescimento sócio político e conseguirmos interpretar os fatos, antecipar situações, e, principalmente ficarmos atentos ao que apenas “81 senadores” e “513 deputados federais” que compõem o Congresso Nacional, fazem em nome do Povo, cujo lhes atribuiu uma procuração em branco pelo Voto. E ficar atentos também aos engodos da mídia paga por eles.

Este alerta nada tem a ver com partidos, religiões e quaisquer outros movimentos, tem apenas a ver com a nossa consciência política e aprendizado histórico.

Agradecemos a sua participação quando voluntariamente lê o que pesquisamos em cada edição, saiba que estamos buscando algumas inovações, todavia sem investimentos elas demoram um pouco além do previsto, contudo consideramos que “O importante é participar, fazer e agir como se pode, não como se idealiza.” Ainda estamos “aprendendo, porque é inovador associar o mundo das ideias com a tecnologia digital, e ainda pesquisar que possa destacar o que os homens fazem, o que poderá ser útil para eles, ou o que fará com que eles possam viver melhor.

Agradeceremos muito se ajudar-nos a divulgar também que em “TODOS OS DIAS 15 DE TODOS OS MESES O ESPAÇO HOMEM LANÇA NOVA EDIÇÃO”.

Fraternal abraço de Elisabeth Mariano, dos voluntários e da Equipe ESPAÇO HOMEM.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/11/15-de-novembro-mas-afinal-voce-sabe-quais-fatos-a-historia-conta-que-ocorreu-hoje/