As roupas que não precisam passar

Perder tempo passando roupa é coisa do passado, use a tecnologia têxtil a seu favor.

Redação – SOS Solteiros – Publicado: 21/05/15 15:53 | Atualizado: 22/05/15 12:51

Passar roupa provavelmente nasceu como alguma modalidade de tortura medieval. Já basta ter que usar roupa, ainda precisamos passá-la?!

Nessa sofrência também está o leitor Leo Bolfarini, que mandou uma dúvida sobre o tema para o nosso correio elegante: “Quais as melhores camisetas para os solteiros passarem, e quais nem precisam de ferro?”

Leo, se andar com roupa amassada não é uma opção, nem sempre é possível fugir do ferro, mas existem alguns tecidos que podem sim facilitar a nossa vida na hora de se apresentar para a sociedade.

Tipos de fibra para tecido: “amassa e não amassa”

Basicamente existem dois tipos, as naturais e as sintéticas. Os tecidos oriundos de fibras naturais são o algodão, a lã, o linho e a seda. Eles são mais elegantes, duráveis, resistentes, etc., mas… amassam com muita facilidade!

Na hora de preencher seu guarda-roupa, dê preferências às fibras artificiais, são menos elegantes, mas ideais para usar no dia-a-dia, como por exemplo: viscose, acetato, poliéster, acrílico e nylon. Esses tecidos secam rápido e quase não amassam. Para identificar basta olhar a etiqueta.

Identificando a que menos amassa

Regra da porcentagem: Antes de tudo, na hora da compra, fique de olho na composição das camisetas, quanto maior a porcentagem de fibras sintéticas mais fácil vai ser na hora de passar. Além de, geralmente, amassarem menos.

Sintético Chique!

Aqui vão algumas dicas de como usar os tecidos sintéticos mantendo a elegância alinhada à praticidade.

1. Viscose

Amassam, porém são extremamente fáceis de passar. Tem um caimento pesado (mesmo sendo fino), toque frio e é macio. Por ser bastante confortável, é usada em forros. Mas não é muito resistente.

Sugestão para mulheres: Viscose costuma vir com bastante estampa, então para manter a elegância aposte nas mais discretas. Pode ser usadas em blusas, vestidos e macacões.

Sugestão para homens: Camisetas desse tecido normalmente são mais coladinhas, ótimas para quem está com o corpo em dia. Para a viscose aposte em roupas mais largas.

2. Acrílico

Não amassa com facilidade, é quente, macio e leve. Um pouco parecido com a lã, dá um ar luxuoso ao look, muito comum em malhas para dias frios.

Sugestão para mulheres: Ideal em blusinhas para outono e malhas para esporte.

Sugestão para homens: Homem de casaco é uma elegância só, esse tecido pode ser encontrado em casacos masculinos, roupas de esportes e até em meias coloridas para quem gosta de ousar no look.

3. Acetato

Tecidos com acetato são visualmente parecidos com a seda, porém não possuem o mesmo tato. É resistente, fresco, excelente para os dias de verão, não encolhe e nem amassa com facilidade (diferente da seda). Ótimo para compor um look mais fino e elegante.

Sugestão para mulheres: Blusas e vestidos de festa ficam elegantes e tem bom caimento. Ideal para o trabalho ou happy hour.

Sugestão para homens: Por ser um tecido fino, não é muito comum no guarda-roupa masculino. Mas, você pode arrasar com as camisetas de botão.

4. Poliéster ou Microfibra

Roupas de tactel são “100% Poliéster”, por isso são tão resistentes. O único problema dessa fibra é que ela barra entrada do ar e não permite a saída do calor do corpo, podendo até causar mau cheiro. Mas, para os dias frios ele pode ser muito útil, já que vai manter seu corpo aquecido. Além de secar muito rápido, amassa pouco.

Sugestão para mulheres: Você pode encontrar peças bonitas de poliéster em roupas íntimas, pijamas, esportivos, camisetas básicas, calças e vestidos.

Sugestão para homens: Assim como para as mulheres, são peças básicas ótimas o dia-a-dia, mas não esqueça do desodorante!

5. Nylon

Tecido com Nylon é leve, forte, macio, durável e amassa pouco, também é fácil de passar. Estica bastante e é capaz de secar rápido.

Sugestão para mulheres: Muito encontrado em camisarias femininas e lingerie, existem até lojas especializadas exclusivamente nesse tecido. Ficam muito bem em calças, gabardines, saias e esportivos.

Sugestão para homens: Na ala masculina, aposte nesse tecido em roupas para o frio e esportivos. Camisetas com nylon para o dia-a-dia não são recomendadas.

6. Suplex

Tecidos com fibras de suplex não amassam, logo não precisam nem chegar perto do ferro. Mas, tanto pra homens quanto para mulheres, por ser um tecido super justo prefira guardar para os dias de prática esportiva. Também são encontrados em roupas de banho, devido a sua facilidade para secar.

7. Elastano

Também conhecido por lycra. Seu fio quase nunca aparece sozinho, possui elasticidade inigualável e uma incrível propriedade de recuperação. Apenas 2% dele já é capaz de mudar a qualidade do tecido, fazendo com que ele fique mais elástico e resistente a deformações.

Sugestão para mulheres: Roupas 100% elastano devem ser usadas, exclusivamente, na academia, por ser muito aderente ao corpo. No mais, você pode encontrar em qualquer tipo de peça do guarda-roupa, é a indicação do SOS para mulherada.

Sugestão para homens: O tecido queridinho do SOS tem em sua mistura com o algodão a solução ideal para manter o frescor do dia-a-dia, sem precisar sofrer para deixá-las lisinhas.

Fique atento na hora de lavar roupa, amaciantes ajudam muito a facilitar a vida na hora de passar o ferro. Mais dicas nos links sugeridos abaixo.

(Fonte: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/tecidos-para-aposentar-o-ferro-de-passar-mantendo-a-elegancia/, data de acesso 10/11/2016)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/11/as-roupas-que-nao-precisam-passar/