Formigamento nos pés?

Ago16

Aspectos da Neuropatia Periférica

Você tem formigamento, dormência e sensação de queimação nos braços e nas pernas? Esses podem ser sinais precoces de nervo lesionado. Essas sensações geralmente iniciam nos pés, dedos dos pés e nas pernas.

Nosso Sistema Nervoso é composto basicamente pelo cérebro, a medula espinhal e uma extensa rede de nervos periféricos. Esses nervos trazem toda a sensibilidade para o cérebro e levam todas as ordens motores para os músculos. Quando a função do nervo está alterada surgem formigamentos, dores em choque, perda de sensibilidade e até fraqueza muscular, em alguns casos.

Neuropatia Periférica é um conjunto heterogêneo de doenças que levam a danos nos nervos periféricos. As causas são variadas: diabetes, álcool, trauma, etc. Reconhecendo o problema no início podemos estabelecer a causa da disfunção e evitar um dano irreversível.

Segundo o Neurologista Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia: “Os nervos são estruturas bastante sensíveis e podem ser comprometidos por trauma, medicamentos, uso de álcool, doenças sistêmicas como a diabetes, o hipotireoidismo, além de doenças genéticas e infecciosos. Um diagnóstico preciso exige uma investigação abrangente e precoce, a fim de evitar uma sequela neurológica”.

O problema pode ocorrer em qualquer idade, mas as causas mais comuns ocorrem acima dos 40 anos. Os sintomas são variáveis de acordo com a causa e a intensidade. “O mais típico é o aparecimento bilateral e simétrico de alteração sensitiva iniciando nos pés e subindo, como um formigamento ou perda de sensibilidade. No entanto, existem formas como atrofia e fraqueza, assimetria, ou mesmo começando nas mãos”, explica o especialista.

O quadro pode ser agudo, evoluindo em alguns dias, ou mais crônico, piorando em meses ou anos. Muita gente deixa passar os sintomas iniciais e só procuram ajuda quando apresentam dificuldade para andar, feridas no pé, quando não tem mais sensibilidade ou quando os membros superiores são acometidos. Nestes casos, a recuperação pode não ser mais a mesma. “A neuropatia periférica, que é como chamamos o conjunto de doenças do nervos periféricos é geralmente a ponta de um Iceberg, vem sinalizar uma doença oculta, como a carência de vitamina B12, um problema de tireoide, a presença de um medicamento tóxico, uma diabetes mais avançada, um tumor oculto, etc. Vale muito a pena procurar o Neurologista na fase ainda de formigamentos para tentar barrar o processo e auxiliar o corpo como um todo”, aconselha Teles.

Pessoas com danos nervosos podem ter dificuldade para digerir os alimentos. Azia, vômitos, náuseas, tontura, fraqueza e problemas para deglutição são alguns dos principais sintomas.

Outros sintomas de danos nervosos:

  • Problemas sexuais. Homens podem ter problemas com ereção e mulheres podem ter problemas com secura vaginal ou em orgasmos
  • Algumas pessoas podem não ser capazes de saber quando a glicose no sangue estiver muito baixa
  • Problemas de bexiga, entre os quais podem incluir vazamento de urina e dificuldades para urinar.

Para investigar a causa, geralmente são necessários exames de sangue e, eventualmente, um exame chamado eletroneuromiografia que estuda a condução elétrica do nervo e visa identificar o tipo, a distribuição e a intensidade da lesão.

O tratamento é dividido em 4 medidas principais:

  1. Tratar a causa (30% das vezes a causa pode permanecer obscura)
  2. Medicamentos para reduzir sintomas (formigamento, por exemplo)
  3. Reabilitação física especializada
  4. Cuidados com o membro afetado

Trata-se de um problema de fácil percepção, investigação e com tratamento efetivo, principalmente em casos iniciais e com causa reconhecida.

Fonte – Neurologista Leandro Teles – CRM 124.984.

Formado e especializado pela USP e Membro Efetivo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN)

Minha Vida.com.br

(Fonte: http://blogspina.com.br/2016/08/16/formigamento-nos-pes/, data de acesso 10/12/2016)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2016/12/formigamento-nos-pes/