O economista e cervejeiro artesanal Everton Delfino ganha muitos prêmios nos concursos de cerveja artesanais

O passo a passo para fazer cerveja em casa

HOMEBREW – Bebidas

AUTORA: Andrea Torrente – Publicado em 13/03/2015 às 18Hrs

O cervejeiro caseiro Everton Delfino mostra o passo a passo para iniciantes na produção da bebida. Espaço e equipamentos básicos são necessários

A coisa mais legal de fazer cerveja em casa? “É beber algo que você mesmo fez. É uma grande satisfação”, garante Everton Delfino, 28 anos, economista por profissão e cervejeiro por hobby. Após ter se aproximado do mundo das cervejas artesanais, em 2012, ele começou a fabricar sua própria bebida. Se você acha que o processo é complicado demais, saiba que ele faz tudo na garagem da sua casa, no Xaxim, em Curitiba.

Ao longo dos últimos anos, Delfino já fez mais de 30 levas e produziu mais de mil litros de cerveja. Hoje a sua bebida ganhou um nome – Pandorga – e suas garrafas o rótulo com a logomarca. A cerveja não é comercializada, mas já lhe rendeu diversos prêmios em concursos para produtores caseiros. Um deles foi o primeiro lugar, em 2014, no 9º. Encontro Nacional das Acervas, em Salvador: a sua Strong Scotch Ale com chips de amburana com cachaça levou a categoria Smoked Flavoured Wood Aged Beer.

A reportagem do Bom Gourmet passou uma tarde na casa dele e, entre uma cerveja e a outra, acompanhou toda a produção de uma English Brown Ale, uma cerveja encorpada nos tons de cobre, que tem teor alcoólico de cerca de 5%. É uma das mais simples de fazer e ideal para quem quer começar.

Apesar de não ser exatamente difícil, o processo todo é trabalhoso e exige equipamentos (panelas e termômetros, por exemplo), espaço, geladeira para armazenar um galão grande durante a fermentação e horas de trabalho.

Veja na página da fonte, o que você precisa para começar a produção e confira o passo a passo para fabricar seus primeiros 20 litros.

(Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/como-fazer-cerveja-na-sua-casa/, data de acesso 10/03/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/03/o-economista-e-cervejeiro-artesanal-everton-delfino-ganha-muitos-premios-nos-concursos-de-cerveja-artesanais/