Dia 23 de Junho, Dia Mundial do Desporto Olímpico, e do Atleta Olímpico

Ao se falar em Jogos Olímpicos já se tem uma inclusão automática das imagens das mulheres na prática destes desportos junto com os homens.

Não obstante as diferenças de compleição física, e as comportamentais, já há muitas mulheres praticando modalidades de esportes, cujas anteriormente eram privilégio apenas de homens…

As mulheres tem que ser consideradas sob alguns aspectos apenas femininos, tais como o ciclo menstrual, cujo pode vir comprometer as condições hormonais, e esses podem influenciar de forma negativa na prática de alguns esportes.

No rendimento físico os homens podem superá-las, contudo, diz-se que há mulheres que superam desportistas masculinos, isso, quando é preciso mais coordenação motora e concentração, elas superam os homens. Porém, se é preciso mais força, eles se saem mais vitoriosos.

Atualmente, as diferenças entre ambos os sexos vem diminuindo na competição de algumas modalidades de exercícios e aparelhos.

Em natação, corrida, salto, por exemplo, elas se saem bem, tanto quanto eles. Assim como na ginastica rítmica, nados sincronizados, elas são melhores.

Porém os homens por possuírem mais massa muscular, têm melhor performance em geral em quase todos os esportes: surfe, baisebol, futebol, nas artes marciais, mountain bike, no cavalo com alças, barras paralelas, são aparelhos exclusivamente masculinos. E, também, na ginástica artística com os aparelhos, argolas, etc.

Na maioria dos casos o homem sendo mais alto, mais forte, mais veloz e por estas razões terá mais vantagem no desempenho físico. O homem possui maior quantidade de massa muscular e menor de gordura corporal. Estes fatores, associados a questões hormonais, colocam o sexo masculino em melhor condição para as práticas esportivas, a exemplo no futebol.

Quanto em basquete, tênis, as mulheres competem em quadras com as mesmas dimensões usadas pelos atletas masculinos. No arremesso de dardos, pesos e martelos os homens se saem bem melhor do que elas.

Embora as diferenças, tanto o homem quanto a mulher quando apreciam competir, possuem um alto nível de satisfação em participar, desafiar-se a si mesmo, e ganhar os troféus, medalhas e prêmios, faz predominar a alegria de competir, e de desafiar-se a si próprios.

Dia 23 de junho parabenize os/as atletas e os times que você conhece pela passagem do DIA MUNDIAL DOS DESPORTES OLÍMPICOS e do DIA DO ATLETA OLÍMPICO.

Procure você também escolher uma modalidade olímpica, e, passe a praticá-la, pois isso fará você desafiar-se a si mesmo/a, e ter a confiança de ir alcançando melhores resultados. Parabéns!

Esta é a mensagem de incentivo e reconhecimento de nossa equipe ESPAÇO HOMEM, ao DIA DOS/DAS ATLETAS e dos ESPORTES OLÍMPICOS.

Esperamos que aprecie as pesquisas desta edição, receba nosso fraternal abraço, Elisabeth Mariano e equipe.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/06/dia-23-de-junho-dia-mundial-do-desporto-olimpico-e-do-atleta-olimpico/