Operação Serenata de Amor #1 – O uso da Inteligência Artifical na fiscalização do Poder Legislativo

Por Victor Menezes – Postado em 02 novembro 2016

O Serenata de Amor, projeto colaborativo de um software aberto especializado voltado para a fiscalização de gastos no Poder Legislativo, está encerrando sua fase de financiamento no Catarse, uma das principais plataformas de financiamento coletivo do país.

Inspirado em experiências de combate à corrupção no exterior e na ideia de se utilizar de uma plataforma colaborativa para a construção de um modelo open source que faça uso de inteligência artificial, machine learning e big data, o projeto pretende monitorar os gastos públicos dos deputados do Poder Legislativo federal tendo em vista, inicialmente, a fiscalização dos gastos da Cota Para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), que consiste na antiga verba indenizatória, que é uma cota única e mensal destinada a cada deputado para os gastos dos exercícios das suas atividades.

Os idealizadores do projeto argumentam sobre a utilidade do uso dessas tecnologias na fiscalização desses gastos: através do gerenciamento dos dados e das notas fiscais que os parlamentares são obrigados a disponibilizar foi possível encontrar, nos testes pilotos e em experiências passadas, por exemplo, incongruências como almoços de R$ 1.495,00, a compra de bebida alcóolica em um restaurante chique em Las Vegas e aluguéis superfaturados.

Ademais, com o sistema proposto de machine learning do projeto, torna-se possível fazer o cruzamento de dados como por exemplo a localização geográfica do deputado em questão, levantando dúvidas como o caso de um deputado pegar um táxi em Porto Alegre e almoçar em Manaus 30 minutos depois, pagando ambas as despesas com a CEAP.

Você pode acompanhar e apoiar o projeto no Catarse, a meta principal para a concretização do mesmo já foi alcançada mas ainda é possível doar até o dia 6 de Novembro. Para mais informações, também é possível ouvir uma entrevista com os idealizadores no Anticast #253 – Robôs contra a corrupção e acompanhar o projeto de perto na sua página do GitHub.

Fontes:

CABRAL, Felipe. Como funciona a Operação Serenata de Amor. DATA SCIENCE BRIGADE, 7 set. 2016. Disponível em: <https://datasciencebr.com/como-funciona-a-operação-serenata-de-amor-25ba256e0e11#.q8wdm2t6k>. Acessado em: 11 nov. 2016.

CABRAL, Felipe. Operação Serenata de Amor. Catarse. Disponível em: <https://www.catarse.me/serenata>. Acessado em: 11 nov. 2016.

DATA SCIENCE BRIGADE. Operação Serenata de Amor – Conheça Nossa Campanha de Financiamento Coletivo. Disponível em: <http://serenata.datasciencebr.com>. Acessado em: 11 nov. 2016.

(Fonte: Blog de Victor Menezes
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/opera%C3%A7%C3%A3o-serenata-de-amor-1-o-uso-da-intelig%C3%AAncia-artifical-na-fiscaliza%C3%A7%C3%A3o-do-poder, data de acesso em 10/07/2017)

Link permanente para este artigo: http://espacohomem.inf.br/2017/07/operacao-serenata-de-amor-1-o-uso-da-inteligencia-artifical-na-fiscalizacao-do-poder-legislativo/