Câncer de próstata atinge mais de 61 mil homens por ano

Superação

Divulgação: #SaúdeDoHomem

No Brasil, a cada 36 minutos morre um paciente vítima de câncer de próstata. Devido a esse número, entidades lançaram a campanha Novembro Azul, com a finalidade de alertar sobre os riscos da patologia e também sobre a saúde do homem.

De acordo com informações do Inca, de janeiro a dezembro deste ano, serão contabilizados 61.200 novos casos no país, sendo 5. 920 em Minas.

A cada 36 minutos, um homem morre vítima do câncer de próstata

Campanha Novembro Azul conscientiza população masculina acerca da doença.

O décimo primeiro mês do ano foi escolhido para falarmos sobre a saúde do homem. A campanha Novembro Azul traz como tema principal o câncer de próstata, patologia que mata um paciente a cada 36 minutos no país.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, 61.200 novos casos são esperados todos os anos. Já em Minas Gerais, 5.920 diagnósticos serão feitos até o fim de 2017.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Regional Minas Gerais, Lucas Nogueira, explica que esse câncer provoca uma alteração do tecido prostático. “Não existe uma causa específica, normalmente, com o passar da idade, o homem fica mais suscetível a desenvolver a doença. Sabemos também que o histórico familiar é um fator de risco”.

O especialista acrescenta que a patologia não apresenta sintomas em sua fase inicial. “Quando o câncer está localizado apenas na próstata e há chance de ser curado, ele é assintomático. Por isso é de suma importância que o paciente vá ao médico e faça os exames com regularidade, pois só vai sentir algum sinal quando o tumor já estiver muito grande ou, até mesmo, em metástase (processo no qual o câncer se espalha para outras partes do corpo).

Como a próstata cresce, um sinal que a doença está nessa fase é a sensação de não conseguir esvaziar a bexiga”. Esse foi um dos sintomas observados pelo tio do estudante Ariel Niemeyer, diagnosticado com o câncer aos 43 anos. “Ele não ia ao médico com regularidade e não estava na idade de fazer o exame do toque.

Meu tio começou a ter dificuldade em urinar e sentia dor. O estágio não era tão avançado, mas, infelizmente, ele não respondeu bem ao tratamento”. De acordo com Niemeyer, após a confirmação da doença, ele iniciou a radioterapia e começou a tomar medicamentos indicados pelos médicos. “Ele melhorava e piorava. Com o passar do tempo, o tumor foi aumentando até chegar à necessidade de se fazer a cirurgia, mas os médicos disseram que ele estava fraco e não aguentaria passar pelo procedimento. Depois de 6 anos lutando contra a doença, ele não resistiu”.

Preconceito

Recente pesquisa do Datafolha apontou que para 21% da população masculina, o exame do toque retal – essencial para o diagnóstico precoce da doença – “não é coisa de homem”.

Além disso, para 38% dos homens com mais de 60 anos – grupo de risco -, o procedimento é desnecessário.

“Esse preconceito existe, principalmente, entre os homens mais velhos, que acham que o exame vai contra sua integridade e masculinidade.

Contudo, as novas gerações têm aceitado isso com mais facilidade”, afirma o urologista. E é claro que o Edição do Brasil não vai perder a oportunidade de compartilhar informações sobre os cuidados essenciais com a saúde do homem.

Por isso, nosso mês será todo azul e dedicado ao bem-estar masculino. Acompanhe a série #SaúdeDoHomem em nossas próximas edições.

Tratamento

O câncer de próstata, assim como qualquer outro, é tratável. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor.

“Em sua fase localizada e inicial, o mais indicado é a cirurgia ou radioterapia. Se o estágio da doença estiver mais evoluído, é feito um tratamento hormonal. Por fim, em casos mais avançados a quimioterapia é mais apropriada”.

Doenças da próstata mais comuns no Brasil:

  • Câncer de próstata,
  • Hiperplasia prostática benigna,
  • Prostatite

“Não existe uma causa específica, normalmente, com o passar da idade, o homem fica mais suscetível a desenvolver a doença”

(Fonte: http://edicaodobrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/11/JEB_1790.pdf, data de acesso 10/11/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/11/cancer-de-prostata-atinge-mais-de-61-mil-homens-por-ano/