Cirurgias de vasectomia são intensificadas no Acre durante ‘Novembro Azul’

Acre tem 160 homens na fila de espera por procedimento. Novembro Azul conscientiza homens sobre o risco do câncer de próstata.

Por Jornal do Acre 2ª Edição – 03/11/2017 23h49 Atualizado 03/11/2017 23h49

O Outubro Rosa, que conscientiza mulheres sobre os riscos e desenvolve atividades de prevenção contra o câncer de mama, terminou e agora o Novembro Azul, que orienta homens sobre os males do câncer na próstata, já começou. Devido a campanha, a Rede Pública de Saúde vai intensificar as cirurgias de vasectomia no Acre durante este mês.

Mauro Trindade, urologista, lembra que a campanha é realizada mundialmente. Segundo ele, no Brasil a ação não foca mais somente no câncer de próstata, mas também nos cuidados com a saúde masculina em geral. “A cirurgia de vasectomia é de pequeno porte, leva em média 30 minutos. Ela apenas faz a ligadura do canal deferente, que leva o espermatozoide para compor o ejaculado e o esperma”.

Segundo a Central de Agendamento Cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC), pelo menos 160 homens no Acre estão na fila de espera por cirurgia de vasectomia. Trindade ressalta que o pré-operatório da vasectomia é simples, o principal exame exigido é o de coagulação sanguínea. Segundo ele, a mesma facilidade ocorre no pós-operatório. “Ele exige somente uma semana de repouso sem esforço físico”.

Apesar da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tentar reduzir a fila, algumas regras impostas pela lei do planejamento familiar no Brasil devem ser seguidas para que a vasectomia seja feita. No Sistema Único de Saúde (SUS), o procedimento é realizado somente em homens com mais de 25 anos e que já tiveram, no mínimo, dois filhos.

Esse programa [planejamento familiar] é multidisciplinar e tem vários profissionais de todas as áreas. Ele [o homem] deve entrar pelo planejamento familiar, que em Rio Branco funciona na policlínica do Tucumã.

Depois de ter passado por todo processo, profissionais e ter decidido o que quer ele chega ao urologista para fazer a vasectomia”, finaliza Mauro Trindade.

(Fonte: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/cirurgias-de-vasectomia-sao-intensificadas-no-acre-durante-novembro-azul.ghtml, data de acesso 10/11/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/11/cirurgias-de-vasectomia-sao-intensificadas-no-acre-durante-novembro-azul/