Carlos Wizard Martins – lança mais um empreendimento: Social Bank: o futuro dos serviços financeiros no Brasil

Carlos Wizard Martins

“A maior rede de hospedagem do mundo não possui nenhum quarto de hotel. A maior rede de distribuição de filmes não possui nenhum cinema. O maior provedor de informações do mundo não cria nenhum conteúdo. Seguindo esse mesmo conceito, o Social Bank lançado recentemente já conta com 20 mil contas abertas e prevê terminar 2018 com mais de 100 mil contas em operação sem ter nenhuma agência bancária.

Essa é uma inovação tecnológica que vai ajudar o brasileiro a driblar as taxas exorbitantes cobradas pelos bancos: hoje, o Brasil tem um dos juros mais altos do planeta. Isso impossibilita que o brasileiro comum possa recorrer aos empréstimos bancários quando necessário.

O Social Bank é uma empresa de serviços financeiros que permite que as pessoas realizem qualquer tipo de transação entre si a partir de uma conta digital de pagamento. A ideia da plataforma é promover o bem colaborativo por meio de um aplicativo: ele conecta as pessoas e transforma o relacionamento com o dinheiro em algo mais saudável, humano e sem intermediários.

A ideia é que o usuário tenha à disposição todas as funcionalidades de uma instituição financeira tradicional.

No Social Bank é possível receber dinheiro, pagar as contas, sacar, realizar transferências e ainda fazer comprar com cartão físico ou virtual. Além disso, o Social Bank oferece a opção de empréstimos entre pessoas onde seus clientes podem apoiar-se financeiramente emprestando recursos com juros que variam de 1% a 2% ao mês. Outra opção é adquirir empréstimos com juros de 0,5% e valor indeterminado por pessoa.

Isso mostra que a empresa segue a tendência mundial que prevê uma redução significativa nas agências bancárias em todas as partes do mundo. É um movimento inexorável, uma vez que as fintechs têm absorvido, cada vez mais, a atenção do mercado, fazendo com que o modelo tradicional de instituições financeiras acabe se tornando obsoleto.

Uma pesquisa analisada pela consultoria Capgemini, em 2016, mostra que o número de pessoas que têm utilizado produtos ou serviços provenientes de fintechs tem crescido consideravelmente. Das 16 mil pessoas pesquisadas em todo o mundo, 63% disseram ser consumidores deste tipo de serviço. Deste total, 55% indicariam seus serviços a amigos e familiares, enquanto apenas 38% indicaria os serviços de seus bancos.

No Brasil, o número de consumidores de produtos financeiros ou de serviços ofertados por fintechs chega a 74%, sendo que desse total 69% indicariam seus serviços a amigos e familiares. Entre os principais motivos para isso, os consumidores apontam que a facilidade de uso, a rapidez dos serviços e a experiência positiva do cliente como os principais motivadores para consumir produtos ofertados pelas fintechs.

O Social Bank é um conceito de negócios revolucionário, porque muda totalmente a forma de fazermos transações financeiras. Cada vez que vou a China fico impressionado em ver como os chineses transferem dinheiro de um celular para o outro. Felizmente hoje posso dizer que, por meio do Social Bank, sou pioneiro ao apresentar essa comodidade aos brasileiros. Além de oferecer serviços a todos que já possuem contas bancárias, também atendemos milhares de pessoas que, por uma série de motivos, ou estão à margem do setor bancário tradicional ou não são suficientemente atendidas por ele. O segmento bancário mudará drasticamente nos próximos anos. As pessoas irão cada vez menos às agências bancárias e irão resolver suas necessidades financeiras com um celular na palma da mão.

O que pretendemos com isso? Gerar uma ação com grande impacto social. Esta é uma forma de mostrar que é possível praticar no Brasil taxas de juros mais condizentes com a realidade internacional, com taxas mais justas e humanas que desempenharão um importante papel social.”

(Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/social-bank-o-futuro-dos-serviços-financeiros-brasil-wizard-martins/, data de acesso 10/12/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/12/carlos-wizard-martins-lanca-mais-um-empreendimento-social-bank-o-futuro-dos-servicos-financeiros-no-brasil/