Meninos também são vacinados contra o HPV

Juliana Conte com informações do Ministério da Saúde

A partir de outubro de 2016, os meninos de 12 a 13 anos já podem também se vacinar contra o vírus do HPV na rede pública de saúde. O anúncio foi feito em outubro do ano passado pelo Ministério da Saúde durante coletiva de imprensa em Brasília.

A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. Com a inclusão, o Brasil será o primeiro país da América Latina e o sétimo do mundo a oferecer a vacina para meninos em programas nacionais de imunizações.

O esquema vacinal contra o HPV para o público masculino será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com o HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nesses casos, é necessário apresentar prescrição médica.

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Além disso, como os homens são responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao serem imunizados estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres. (Vale lembrar que desde 2014 a vacina é oferecida para meninas de forma gradual).

Publicado em 11/10/2016. Revisado em 23/11/2017.

(Fonte: https://drauziovarella.com.br/sexualidade/meninos-tambem-serao-vacinados-contra-o-hpv/, data de acesso 10/12/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/12/meninos-tambem-sao-vacinados-contra-o-hpv/