Um homem elogia publicamente outro homem?

Quando leio o que os historiadores contam sobre a admiração e o respeito mútuo entre os “dois gênios” Charles Chaplin e Sigmund Freud, lá pelos anos de 1931, tendo Freud a coragem “sociológica” de reconhecer diante de lideranças escrever que Chaplin “era um gênio”.

Procurei então sempre observar qual é a reação quando uma mulher elogia outra mulher, algumas ficam inseguras, sem dúvida (mais aceitável se for sobre a roupa, um penteado algo assim…) Mas, se for por reconhecer algo mais na carreira, liderança dela, para algumas ainda parece “estranho”… Talvez, porque ainda permaneça a informação rançosa, “que mulher não é amiga de mulher” lá dos antepassados…

E, quando uma mulher elogia um homem, mesmo que seja por seu brilhantismo profissional, alguns agradecem, mas outros “brincarão levando o elogio para assunto para a beleza dele, quer física”, porém sobre algum sucesso, poucos se sentem a vontade, parece que mulher “pode ter outra intenção” ou “não dá para ser levada mais a sério”. São raros os que expandem este elogio até para uma outra oportunidade empresarial, por exemplo.

E, procure verificar se um homem elogia outro homem, ainda mais publicamente, é raro, raríssimo! Em algumas cerimônias de outorgas de premiações, lê-se as conquistas etc. podem trocar um aperto de mão pública, um agradecimento formal. Até em alguns ambientes ficará uma suspeição em que um homem demonstre que outro homem está bem alinhado, belo corte ou penteado de cabelo, mesmo em momentos mais informais…

Então, ainda há um boa distancia entre os comportamentos de mulheres receberem elogios de outras mulheres e de mulheres elogiarem homens…

E, doravante então observe a atitude de homens elogiarem outros homens, e, de homens elogiarem mulheres publicamente, quer seja, em sua beleza ou elegância, ou destaques de personalidade, ou de méritos, o que sucede entre eles e em relação ao público que assiste.

Procurei pesquisar se havia algum artigo ou estudo sobre este tipos de comportamentos, mas ainda sobressaem as questões que são levadas para o assédio sexual, ou para “uma dúvida se é uma cantada de alguém que não seja heterossexual”… A sociologia é uma das ciências que mais pode colaborar nessas quebras de padrões, cujos ainda estão mal interpretados e provoquem celeumas, para outros pontos de comportamento humanos, que nada tem a ver com um bom convívio e respeito as qualidades da outra pessoa, independe de sexo ou sexualidade (ou, de debates educacionais de ideologia de gênero). A seguir há algumas fontes encontradas de forma mais popular para ilustrar o que nos chama a atenção e nos leva a este questionamento: UM HOMEM ELOGIA PUBLICAMENTE OUTRO HOMEM?

Charles Chaplin, foi o nosso homenageado como homem “imortal” com seus ensinamentos atualíssimos para o nosso cotidiano. Receba esta nossa edição com o que buscamos pesquisar para você, e, que esperamos possam ser úteis. Em destaque nosso agradecimento as pessoas entrevistadas que aqui voluntariamente colaboraram com seus conhecimentos. Um ano 2018 pleno de sucesso e realizações de seus melhores planos.

Cordial abraço de Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM

Algumas fontes:
(data de acesso 10/01/2018)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2018/01/um-homem-elogia-publicamente-outro-homem/