Stephen Hawking celebra 76 anos, superando limitações de doença neurológica

Por Redação | 09 de Janeiro de 2018 às 15h55

No “dia 8 de janeiro” uma das mentes mais brilhantes da ciência atual celebrou 76 anos de vida, convivendo com uma doença neurológica degenerativa por mais de 50 anos. Stephen Hawking nasceu no dia 8 de janeiro de 1942 e, aos 21 anos, descobriu ser portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença rara que paralisa os músculos do corpo sem afetar as funções cerebrais.

Isso significa que a mente genial de Hawking fica aprisionada a um corpo sem movimentos, mas isso não aconteceu em sua totalidade graças à tecnologia. O físico atualmente utiliza um dispositivo da Intel que rastreia o movimento de seus olhos para gerar palavras e, assim, permitir que Hawking siga se comunicando e divulgando suas ideias sem sofrer com a síndrome do encarceramento.

E como se sua genialidade não fosse notável o bastante, Hawking também se destaca justamente por sobreviver há tanto tempo com essa doença. Na verdade, ninguém sabe explicar exatamente por que ele resiste tão bravamente, já que a ELA tem taxas elevadas de morte precoce. Normalmente, a expectativa de vida de um portador dessa doença é de apenas três anos após o início dos sintomas, e cerca de 20% dos pacientes vivem cinco anos depois do diagnóstico, enquanto outros 10% vivem até 10 anos. Somente 5% desses doentes sobrevivem por mais de 20 anos, segundo a ALS Association.

Mas a genética também influencia nesse cenário, e pode ser que os genes de Hawkings sejam de alguma forma sobrehumanos nesse quesito. De acordo com o Dr. Anthony Geraci, diretor do Neuromuscular Center do Northwell Health’’ Neuroscience Institute, nos Estados Unidos, a ciência já identificou mais de 20 genes envolvidos na ELA.

Ainda, estudos recentes descobriram que, ao ser diagnosticado ainda na juventude, o paciente tem mais chance de viver por mais tempo mesmo com o progresso da doença – e esse pode ser exatamente o caso de Hawking.

Fonte: LiveScience

(Fonte: https://canaltech.com.br/saude/stephen-hawking-celebra-76-anos-superando-limitacoes-de-doenca-neurologica-106282/, data de acesso 10/02/2018)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2018/02/stephen-hawking-celebra-76-anos-superando-limitacoes-de-doenca-neurologica/