Cientistas descobrem que luz azul do celular acelera processo de cegueira

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Toledo, isso acontece porque a luz azul provoca degeneração da mácula. Entenda!

Por Alice Arnoldi

Os malefícios de ficar muito tempo olhando o celular são diversos e conhecidos. Tanto que, atualmente, aplicativos e até mesmo aparelhos celulares estão desenvolvendo alertas para quem saibamos a hora de deixar o aparelho de lado. Agora os estudiosos descobriram mais um motivo para não abusar do uso da telinha. De acordo com uma pesquisa feita pelos pesquisadores da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, a luz azul presente na tela dos aparelhos é capaz de fazer com que os usuários percam a visão.

Isso acontece porque a exposição prolongada à luminosidade liberada pelo dispositivo faz com que a retina passe por uma série de reações que favorece o surgimento de moléculas venenosas nas células dos olhos que são sensíveis à luz.

(Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/saude/luz-azul-celular-causa-cegueira/, data de acesso: 10/08/2018)