Quanto ganham os parlamentares pelo mundo?

Carlos Albuquerque – 27/08/2018

Enquanto chilenos ocupam o primeiro lugar na lista dos deputados mais bem pagos da América Latina, italianos são os mais bem remunerados da Europa. Mundialmente, no entanto, o congressista americano é o de maior custo.

Brasil

Somente de salário, um congressista brasileiro ganha 33.763 reais, o que equivale a mais de 35 salários mínimos. Essa cifra mais que duplica, porém, quando se somam outros benefícios. Segundo recente estudo do Centro Latino-Americano de Políticas econômicas e Sociais (Clapes UC) da PUC do Chile, o ganho bruto de um deputado brasileiro perfaz em média 16.462 dólares mensais.

México

O México não é somente a segunda maior economia da América Latina, mas também ocupa o segundo lugar quando se trata dos ganhos parlamentares: ali, de acordo com o Clapes UC, um deputado federal ganha em média 20,6 mil dólares, o que equivale a 69 salários mínimos mexicanos. Essa é, de longe, a maior proporção entre os países latino-americanos.

Chile

Com pouco mais de 23 mil dólares de salário mensal, os deputados chilenos são os mais bem pagos da América Latina. O ganho parlamentar corresponde a 34 salários mínimos no Chile. O Clapes UC ressalta que sua pesquisa se refere apenas à renda livre disponível, não incluindo despesas de representação, diárias ou despesas de transporte, entre outros.

Argentina

Com um salário mensal equivalente a 10.516 dólares, os congressistas argentinos ocupam a quarta posição entre os colegas da América Latina, ganhando pouco acima da média salarial dos deputados latino-americanos, que é 10.205 dólares, de acordo com o Clapes UC.

Itália

Segundo pesquisa de maio de 2016 do site suíço “swissinfo.ch”, os parlamentares italianos eram os mais bem pagos da União Europeia, com um salário básico anual de mais de 167 mil euros (192 mil dólares). Em segundo lugar estão os austríacos, seguidos pelos alemães.

Leia sobre todos os países, reportagem do link abaixo:

https://www.dw.com/pt-br/quanto-ganham-os-parlamentares-pelo-mundo/g-45167763

(Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/politica/quanto-ganham-os-parlamentares-pelo-mundo/ss-BBMhqh4?ocid=sw, data de acesso: 10/09/2018)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2018/09/quanto-ganham-os-parlamentares-pelo-mundo/