A responsabilidade de enfrentar a vida entre os 70 e 90 anos

15 de Janeiro
Dia do Adulto

10 de Fevereiro
Dia do Atleta Profissional


Muitas são as vezes que nos deparamos com pessoas acima de 70, 80, e até de 90 anos ainda agindo de forma ativa em alguns momentos, tais quais arrumar seus pertences, fazer sua própria alimentação, fazer comprinhas em mercado, frutarias etc. passear no parque, e até mesmo diariamente com seu cãozinho de estimação…

Muitos já estão com a acessibilidade mais comprometida, assim como a visão e audição…, mas mesmo assim vão até as igrejas orarem, aos bazar e bingos beneficentes; apreciam muito conversar com outras pessoas mais jovens até aos que se assemelham em idade.

Nos bancos eles /elas pedem ajuda aos funcionários para acessarem a máquina para ver saldo etc. e retirar algum dinheirinho, pagar suas contas… Atualmente é comum ouvir histórias de mulheres, mais longevas que vivem sozinhas em apartamentos pequenos e nem têm empregada ou cuidadoras… muitas ainda cuidam dos seus “mais idosos” esposos.

Temos ainda a maioria mulheres da família: muitas filhas, netas e sobrinhas são as que mais cuidam dos idosos de suas famílias… infelizmente não há tantos cuidados por parte dos homens (filhos, netos e sobrinhos). Obviamente que há os que se desvelam muito nos cuidados de familiares envelhecidos, assim como há mulheres que praticamente nem zelam por seus idosos.

Mais comum atualmente é s terceirizar para cuidadores profissionais estas responsabilidades, ou logo levar para uma casa de repouso para idosos/as.

Todavia está na hora de refletir um pouco mais, e saber que o tempo em breve mostrará que chegou a própria vez de sentir na pele, o que é ser uma pessoa idosa e rejeitada, esquecida, ou abandonada, etc.

“Em 2042, a projeção do IBGE é de que a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).”

Cada vez mais se faz necessário homens e mulheres se cercarem de maiores cuidados com sua própria saúde e, zelar por seus idosos e suas idosas atualmente, tanto quanto venham a requerer para si o mesmo tratamento, quando a longevidade saudável lhes alcançar, por que, se for um envelhecimento com doenças e invalidez, tudo será mais complicado ainda. Também vale ressaltar que estão em alta as profissões que possam dar atendimento as pessoas idosas, quer nas residências, quanto em viagens, e em serviços externos (banco, médicos, compras, passeios etc.).

Nossos parabéns a você homem, moderno e humano, que zela por seus pais e parentes idosos em sua família… Você é um homem exemplar e honrado.

Receba aqui nossas homenagens… e o reconhecimento de seu valor humanitário universal.

Esperamos que você aprecie as pesquisas que fizemos para esta edição. Receba nossos votos de equipe

ESPAÇO HOMEM para você, com votos de que ano 2019 seja muito produtivo e feliz! Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM Informa…

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/01/a-responsabilidade-de-enfrentar-a-vida-entre-os-70-e-90-anos/