As 5 universidades mais tecnológicas do mundo – MIT e Harvard não entraram nessa lista

Por Any Karolyne Galdino

16 de janeiro de 2019

As principais responsáveis pelos grandes avanços tecnológicos do mundo são as Universidades, proporcionando inovações, descobertas e melhorias gerais para a sociedade em todas as áreas do conhecimento.

O acesso à tecnologia de última geração resulta em uma experiência acadêmica mais completa e valiosa para os estudantes, seja em laboratórios e centros de pesquisa como também dentro das próprias salas de aulas diariamente.

Neste artigo, você irá ver quais são as universidades mais tecnológicas do mundo:

1. École Polytechnique Fédérale de Lausanne – Suíça

Localizada em Lausanne, na Suíça, próxima ao Lago Leman, a EPFL é dedicada à educação, à pesquisa e ao avanço da tecnologia. Ela tem mais de 250 laboratórios, onde os seus mais de 7.000 estudantes e 3.000 docentes, assistentes e empreendedores podem conduzir pesquisas personalizadas.

A Escola foi fundada pelo governo federal como um centro nacional de excelência em ciência e tecnologia e com o objetivo de servir como polo de interação entre a comunidade científica e a indústria.

2. Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – Suíça

Outra instituição suíça, o ETH Zurique (abreviação do seu nome alemão) é dedicado à inovação. Ela apoia aspirantes a empreendedores e empresários com a “Bolsa de Estudo para Pioneiros”, que inclui acesso aos Laboratórios de Inovação e Empreendedorismo (ieLabs) do Instituto, espaços de trabalho personalizados, corpo docente renomado e oportunidades de receber orientação de coaches externos e representantes da indústria.

Os estudantes do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique aprendem as maneiras de conseguir financiamento para suas pesquisas e também para os seus negócios; e todos os anos as pesquisas conduzidas na instituição resultam em 60 a 80 patentes registradas.

3. California Institute of Technology – Estados Unidos

O famoso Instituto de Tecnologia da Califórnia, mundialmente conhecido como CalTech, está localizado em Pasadena e é altamente focado nas áreas da ciência e da engenharia, especializada nas pesquisas astronômicas e aeronáuticas.

Apesar de ser uma instituição menor, com apenas 2.300 alunos e 300 acadêmicos, o CalTech já formou um número impressionante de 32 vencedores do Prêmio Nobel, gerencia o Laboratório de Propulsão a Jato para a NASA e mantém uma rede global de observatórios e instalações de pesquisas astronômicas. Tudo isso conta em rankings universitários internacionais, como no renomado da Times Higher Education, no qual o CalTech aparece como a quinta melhor universidade do mundo.

4. Cornell University – Estados Unidos

Localizada em Ithaca, no estado de Nova York, a Universidade Cornell faz parte da Ivy League, grupo das oito universidades particulares mais renomadas do nordeste americano (que conta também com instituições como Harvard e Princeton).

O Duffield Hall da Cornell é uma das mais sofisticadas instalações de ensino e pesquisa da ciência e engenharia em nanoescala do país. Além disso, ela proporciona os estudos e as pesquisas em uma série de áreas, como aparelhos eletrônicos, aparelhos microeletrônicos, processamento de materiais e dispositivos de biotecnologia em laboratórios e centros de última geração.

5. Imperial College London – Reino Unido

A Imperial College London é a nona melhor universidade do mundo de acordo com o mais recente ranking da Times Higher Education. A instituição localizada em Londres, na Inglaterra, tem o Centro para Tecnologia Bioinspirada, um importante instituto de pesquisa dedicado à invenção, desenvolvimento e demonstração de dispositivos que ajudem a enfrentar os desafios globais em relação à saúde e bem-estar.

Acomodado no Instituto de Engenharia Biomédica da Imperial, o Centro conta com o trabalho de 50 a 60 estudantes – na sua grande maioria de pós-graduações – e possui uma variedade de instalações e laboratórios modernos e especialmente projetados para possibilitar pesquisas essenciais em engenharia biomédica e eletrônica.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD

Any Karolyne Galdino

http://blogdeti.com.br/

24 anos, mineira de Itajubá, é estudante de sistemas de informação na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Ama compartilhar conhecimento e estar sempre bem informada sobre ciência e tecnologia.

(Fonte: https://engenhariae.com.br/curiosidades/as-5-universidades-mais-tecnologicas-do-mundo-mit-e-harvard-nao-entraram-nessa-lista, data de acesso: 13/04/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/04/as-5-universidades-mais-tecnologicas-do-mundo-mit-e-harvard-nao-entraram-nessa-lista/