O que é a Quarta Revolução Industrial?

A Quarta Revolução Industrial é um novo período de revolução na indústria, marcado pela presença de tecnologias modernas e inovadoras. É considerada a maior revolução da indústria desde a ocorrência da Revolução Industrial que aconteceu no século XVIII.

É interessante saber que, desde a primeira Revolução Industrial, todos os momentos históricos posteriores que foram marcados por inovações industriais e tecnológicas, também foram chamados de Revolução Industrial. É o caso da Segunda Revolução Industrial (metade do século XIX) e da Terceira Revolução Industrial (durante o século XX).

As revoluções industriais trazem consigo grandes mudanças e inovações que são capazes de influenciar o funcionamento das sociedades nas mais diferentes áreas: no modo de comportamento das pessoas, na economia, nas relações políticas e sociais, etc.

Características da Quarta Revolução Industrial

As características dessa nova revolução são derivadas das inovações tecnológicas e do avanço da internet.

As principais são as seguintes:

  • Máquinas inteligentes: a tecnologia da inteligência artificial permite que, a partir do uso de dados acumulados, organizados e guardados, como é o caso dos algoritmos, as máquinas possam “aprender” e desempenhar atividades sem a necessidade de interferência humana. Um exemplo é o uso de robôs nas linhas de produção das indústrias.
  • Importância dos dados: na era atual, o poder dos dados e da informação que eles podem armazenar é uma das mais poderosas ferramentas, que podem ser utilizadas para inúmeros recursos e atividades. São exemplos: aumento de produtividade, melhora no comércio, etc.
  • Geração de energia menos poluente: a busca pela criação e pelo uso de formas de geração de energia que sejam menos poluentes e menos prejudiciais ao meio ambiente também é uma característica desse período.

São exemplos de energias menos poluentes a energia solar e a energia eólica.

Transformações provocadas pela Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial é responsável por eventos transformadores que podem impactar diferentes setores da sociedade. Esses acontecimentos apontam para mudanças e novidades que transformam e seguirão transformando as indústrias e as sociedades em um futuro próximo.

Conheça um pouco sobre as maiores inovações tecnológicas da Quarta Revolução Industrial:

Robótica

A robótica é o uso de tecnologias muito avançadas que utilizam circuitos e sistemas mecânicos para construir robôs que sejam capazes de cumprir tarefas e possam ser usados em atividades industriais ou domésticas.

A tecnologia vinda da robótica pode ter muitos usos e tem como vantagens a redução de gastos e o aumento de produtividade, além da diminuição de erros nos processos industriais.

Essas inovações vêm sendo utilizadas na substituição do trabalho humano. Em relação a este uso, como ponto negativo do avanço da aplicação da robótica, está o aumento do desemprego.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é a aplicação de modernas tecnologias para unir a experiência proporcionada pelo mundo virtual ao mundo real. Para que essa realidade possa ser experienciada é preciso que sejam usados dispositivos, sensores e softwares que façam a ligação entre estes dois mundos.

A tecnologia funciona a partir da junção das informações virtuais gravadas no software e os equipamentos que permitem que o usuário vivencie a experiência de realidade aumentada.

A tecnologia pode ser utilizada em inúmeras aplicações diferentes. Por exemplo: em jogos, filmes e animações, em aplicativos para celulares e no desenvolvimento de produtos de design.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas que permitam que máquinas e dispositivos de informática possam desempenhar atividades com uma espécie de raciocínio, como uma substituição ao raciocínio humano.

Na inteligência artificial, a partir da aplicação de tecnologias de processamento e armazenamento de dados, espera-se que os dispositivos sejam capazes de tomar decisões, fazer análises de dados e resolver situações.

Nanotecnologia

A nanotecnologia é uma área da ciência que estuda o uso de moléculas e átomos, chamada de escala atômica e molecular. De forma simples, pode-se dizer que a nanotecnologia é baseada no estudo sobre estruturas que são formadas por átomos.

Essa tecnologia pode ser utilizada para diversas funções, na inovação da ciência, na criação de novos materiais, em melhorias para a saúde, entre muitas outras. Ela tem sido amplamente utilizada principalmente nas inovações da informática, da comunicação e da medicina.

Biotecnologia

Já a biotecnologia estuda e desenvolve métodos para a utilização de organismos vivos aplicados à criação de produtos e inovação de métodos. A biotecnologia é uma área muito abrangente, estuda desde a aplicação em áreas como agricultura até os complexos processos de genética e fertilidade, dentre outros.

A biotecnologia tem aplicação em áreas de saúde (como genética, novos medicamentos e tratamentos de doenças), na preservação do meio ambiente, geração de energia sustentável, na agricultura e na indústria de produtos químicos, etc.

Big Data

Big data é um amplo conjunto de dados na internet. Esses dados, provenientes do processamento online, são gerados, coletados e armazenados. Assim, big data é uma volumosa quantidade de dados que podem ser armazenados, analisados e utilizados em aplicações, em machine learning e em outras ações estratégicas, como marketing e produtividade.

As razões que explicam o surgimento do big data é o aumento da velocidade da internet, do uso e da quantidade crescente de usuários da rede, que acabam por gerar milhares de novos dados todos os dias.

Surgimento das moedas virtuais

As moedas virtuais são uma forma de dinheiro virtual, usadas para fazer transações, aplicações, pagamento e compras online, desde que utilizadas de forma específica. As transações com estas moedas são feitas em plataformas virtuais. A primeira moeda virtual foi lançada no ano de 2009 e foi batizada de bitcoin.

Embora não sejam regulamentadas e controladas por bancos, as moedas virtuais já são usadas em muitas plataformas e, em alguns casos, já podem ser utilizadas fora do mundo virtual.

São alguns exemplos de moedas virtuais já criadas: bitcoin, litecoin, ethereum e criptomoeda.

Veja também os significados de Bitcoin, Ethereum e Criptomoedas .

Impressão em 3D

A tecnologia de impressão de objetos em 3D é a impressão de objetos de forma tridimensional, formada a partir da sobreposição de camadas.

Primeiramente, antes da impressão, é preciso que o objeto seja criado em um software 3D. Depois é preciso que o arquivo seja enviado para a impressora 3D, que pode imprimir objetos em materiais como borrachas, plásticos, metais, entre outros.

Essa tecnologia é muito avançada e tem sido usada para inúmeros benefícios. Um dos mais relevantes é a impressão em 3D de próteses que são usadas por portadores de alguma deficiência física. Também é possível utilizar a tecnologia para fazer a impressão de objetos de arte e decoração, roupas e peças de automóveis.

Data de atualização: 08/04/2019

(Fonte: https://www.significados.com.br/quarta-revolucao-industrial/, data de acesso: 13/04/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/04/o-que-e-a-quarta-revolucao-industrial/