7 cientistas brasileiros que merecem respeito e reconhecimento

Você pode até não conhecer, mas deveria procurar saber mais sobre esses ilustres cientistas brasileiros e todos seus estudos e pesquisas.

Por Toni Nascimento 03/12/2018, 15h10

Revistas como Scientific American e National Geographic levam todas as novidades cientificas para um público mais amplo. Ao acompanhar jornais e sites desse mesmo segmento, se tem a impressão de que o Brasil não tem muito destaque na ciência, principalmente em contraste com o resto do mundo.

Apesar dessa primeira impressão, engana-se quem alimenta essa ideia sem base. O Brasil, principalmente levando-se em consideração as últimas décadas, cresceu, perpetuou e se destacou quando o assunto é ciência.

Vários nomes importantes do meio são brasileiros, tanto quando estamos falando do passado, como quando o quadro é a ciência contemporânea. E muitos cientistas nacionais merecem o seu respeito e reconhecimento.

Listamos 7 cientistas brasileiros que merecem respeito e reconhecimento

1 – DUÍLIA DE MELLO

A astrônoma Duília de Mello hoje é a coordenadora do Ciência em Fronteiras em Washington, EUA, e também trabalha em alguns projetos da Agência Espacial Norte-Americana, a NASA. No Chile, em janeiro de 1997, ela descobriu e escreveu sobre a explosão da estrela supernova 1997D.

Em conjunto com Claudia Oliveira, em 2008, ela também descobriu as bolhas azuis, estrelas que nascem do lado de fora das galáxias em processo de colisão.

2 – SUZANA HERCULANO-HOUZEL

Suzana Herculano-Houzel é uma neurocientista carioca que está a frente do Laboratório de Neuroanatomia Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nascida em 1972, você já deve a conhecer por suas palestras famosas na internet ou suas constantes participações na TV, para falar de neurologia.
Ela foi a primeira cientista brasileira a ser convidada a participar da conhecida mundialmente. Conferência TEDGlobal.

Sua maior marca na ciência foi a criação de uma forma de comparar o número de neurônios em cérebros de diferentes animais, usando o que ela chama de “sopa cerebral”. Sua outra maior descoberta foi uma pesquisa que concluiu que assar a comida foi o fator que levou os humanos a terem cérebros maiores.

3 – MARCELO GLEISER

Marcelo Gleiser é um físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro, conhecido nacionalmente e internacionalmente. Ele está sempre estudando e escrevendo sobre o embate entre duas visões de mundo: a religião e a ciência.

Em a “Criação Imperfeita”, um dos seus livros, ele argumenta que a crença de pesquisadores em algum sentido oculto no universo é uma contaminação da religião sobre a ciência, um ato de fé contra a racionalidade.

Para ele, precisamos parar de crer que a natureza e o universo são perfeitos, uma vez que a todo momento ele mostra evidências de sua assimetria e imperfeições.

4 – MILTON SANTOS

Milton Santos, que viveu entre 1926 e 2001, é um dos mais reconhecidos e importantes cientistas brasileiros. O geógrafo, que foi preso e exilado durante a ditadura militar, é uma referencia no Brasil e no mundo quando o assunto é geografia. Um dos seus artigos mais famosos foi publicado em 1960, o estudo “Mariana em Preto e Branco”.

5 – CARLOS PAZ DE ARAÚJO

Carlos Paz de Araújo nasceu em Natal, em 1954, porém, estudou e se especializou nos Estados Unidos. Ele fez, inclusive, mestrado e doutorado nas Forças Áreas Americanas.

Hoje, ele possui cerca de quase 600 patentes em seu nome, sendo que a maioria delas está direcionada na área de nanotecnologia.

6 – OSWALDO CRUZ

Oswaldo Cruz foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro – sim, tudo isso. Ele, que viveu entre 1872 e 1917, combateu o surto de peste bubônica que ocorria em Santos e em outras cidades portuárias brasileiras.

Além disso ele fundou o Instituto Soroterápico Nacional, no Rio de Janeiro, que depois passou a se chamar Instituto Oswaldo Cruz, que hoje mantém grande respeito pelo mundo inteiro.

Ele foi o responsável pelo fim de várias moléstias contagiosas, como varíola e febre amarela, além de ajudar a erradicar focos de inseto transmissores. Você deve conhece-lo pela revolta da Vacina, que levou a vacinação, e salvamento, de milhares de brasileiros.

7 – CARLOS CHAGAS

Entre os cientistas brasileiros, Carlos Chagas é um dos mais importantes. O médico, que viveu entre 1879 e 1934, é relembrado como o cientista nacional que descobriu a doença de Chagas.

Ele foi muito importante para a pesquisa de doenças endêmicas, sendo que foi um dos médicos que ajudou a erradicar a Malária, além de estuda-la e e desvendar um pouco mais sobre ela.

Além disso tudo, ele foi professor e dirigiu o Departamento Nacional de Saúde Pública, com o intuito de erradicar o surto de gripe espanhola no país.

Fonte: Hypesciense

(Fonte: https://segredosdomundo.r7.com/7-cientistas-brasileiros-que-merecem-respeito-e-reconhecimento/, data de acesso: 10/05/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/05/7-cientistas-brasileiros-que-merecem-respeito-e-reconhecimento/