15 de Julho – Dia Nacional da Saúde do Homem

Um traço marcante do Novo Homem é a sua satisfação em relação à vida: praticamente todos os homens pesquisados consideram-se felizes, principalmente com a vida sexual.

Data que poderia representar o Dia Nacional da Saúde do Homem, para muitos uma data sem representatividade, desnecessária, mas, meu objetivo com o texto é chamar a atenção pelo menos uma vez ao ano do sexo masculino em relação a sua saúde e o grande índice de mortalidade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil apresenta maior número de pessoas do sexo feminino.

Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres.

Isso se dá devido à falta de atitudes preventivas, de não procurar regularmente um médico para a realização de exames que podem detectar possíveis problemas de saúde, além disso, são as maiores vítimas da violência principalmente os mais jovens, que estão mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas, bebidas ou em homicídios.

O Dia Internacional do Homem foi instituído em 19 de novembro de 1999 em Trinidad e Tobago, sendo apoiado pela Organização das Nações Unidas e bem recebido por homens de várias partes do mundo. A criação do dia tinha como objetivos:

Melhorar a saúde do sexo masculino; melhorar a relação promovendo a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos desempenhados pelos homens.

Há quem indique que a data também foi sugerida por Mihkail Gorbatchev (ex-presidente da extinta União Soviética). Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data.

No Brasil não se sabe ao certo porquê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua.

Em vários lugares do país comemora-se a data a fim de chamar a atenção da população masculina e de sua saúde.

O homem do século XXI

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Mídia – Novo Homem – Comportamento e Escolhas, o homem do tipo machão pode entrar em extinção em algumas décadas. O homem atual está em constante evolução e de acordo com o estudo, faz questão de participar do dia-a-dia da família, realiza tarefas domésticas, prepara as refeições, ajuda nas compras da casa, enfim participa ativamente das tarefas que eram predominantemente femininas.

Grandes descobertas

A pesquisa mostra o que o homem do século XXI, se preocupa cada vez mais com a aparência. Além de usar cosméticos (56%), muitos estão dispostos a se submeter a uma cirurgia plástica (23%).

Um traço marcante do Novo Homem é a sua satisfação em relação à vida: praticamente todos os homens pesquisados consideram-se felizes, principalmente com a vida sexual. Outra revelação curiosa: nada menos que seis entre dez homens de 25 anos ou mais preferem morar com os pais, mesmo sendo financeiramente independentes.

Segundo o médico Urologista Valter Nunes Coelho (Hospital das Clínicas – Porto Velho-RO)as estatísticas tem demonstrado que os homens vivem menos que as mulheres. Excluindo o trabalho exaustivo, insalubre, a exposição em relação ao álcool e cigarro, fato é, que não se importam muito com sua saúde, também não fazem exames médicos!!!. Para os homens genericamente se não sentem dor, ou nada os incomoda, são motivos suficientes para que por premissa autodiagnosticarem-se como portadores de saúde perfeita, algures inabaláveis. Contudo, a medicina tem mostrado pelas multiplicidades de trabalhos de pesquisas, parâmetros simples, que numa rápida olhada pode-se afirmar que algo não vai bem. As vezes os homens percebem, porém acham sempre e sempre que coisas ruins só acontecem com os outros.

A Próstata é o grande calcanhar de Aquiles dos homens. Pois é uma glândula que irá sofrer alterações do processo de envelhecimento. A hiperplasia Benigna da Próstata mesmo sendo um processo benigno que acometerá 75% dos homens, também tem o poder de matar, devido a obstrução lenta e gradual do trato urinário, podendo levar a insuficiência renal crônica. O câncer de Próstata que acomete 04 de 10 homens, estatisticamente é um câncer potencialmente curável tanto mais o diagnóstico seja precoce. Para isso é necessário exames anuais, contudo a hiperplasia benigna e o câncer são rastreados por exames de Psa (Antígeno prostático específico) uma proteína identificada no sangue, bem como a mensuração da glândula pela ultrassonografia, completada pelo toque retal. Aqui nesse particular é que a porca torce o rabo, porquanto essa via de exame e constatação gera um preconceito absurdo, inibindo-os da procura do Urologista. Infelizmente essa fobia antitoque retal não é uma dificuldade no nosso país, o fenômeno é planetário. Será preciso campanhas e mais campanhas de esclarecimento, o que já se vem fazendo amiúde, mas existe a necessidade de se intensificar.

Aos homens o que resta é tomar decisão de romper com esses valores, que pela ignorância pode custar-lhe o encerramento precoce de sua existência. Normalmente quando passam pelo exame de ultrassonografia, a técnica ideal para patologia Prostática é o exame transretal. Essa exposição primária gera uma angústia inicial muito grande, porquanto o transdutor retal para acurácia do exame vai percorrer a ampola retal, em várias tomadas de ângulo que durarão em torno de 05 a 10 minutos. No consultório quando vão nos mostrar os exames laboratoriais e ultrassonográfico realizados, os levamos para a sala do exame físico, aquela angústia inicial é trocada de imediato pós o toque, pois o toque retal não ultrapassa o tempo de 20 segundos. A comparação de tempo e a angústia gerada na maioria dos pacientes são zeradas naquele instante, daí não temem mais o toque retal, passam suas expectativas sempre para o exame ultrassonográfico. Tenho estimulado aos pacientes a se submetem ao exame lhes dizendo: são os 20 segundos mais importantes de sua vida.

A disfunção erétil é para o homem, o fator gerador de suas maiores angústias, esta tem o poder único de seduzi-los a visitar um Urologista, contudo um homem não é feito só de Próstata ou movido apenas por sua ereção, existe a necessidade de pulsar responsabilidades por suas vidas. Médicos são necessários, mas hábitos saudáveis são muito mais importantes. Coração e Pênis andam juntos, a visita ao Urologista e ao Cardiologista são de importância fundamental, para que não venhamos alguns muito cedo, deitado em sua cama contemplar o seu Pênis e exclamar:

– Ei cara, nascemos juntos, mas porque você morreu primeiro???

Saúde.”

Autor do texto: Professor Ruzel Costa, leciona na Escola Ênio dos Santos Pinheiro, Colégio Objetivo, Faculdade Faro e Colégio Interação-Geo

(Fonte: Professor Ruzel Costa – http://www.newsrondonia.com.br/noticias/15+de+julho+dia+internacional+do+homem/20204)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2014/07/15-de-julho-dia-nacional-da-saude-do-homem/