Os homens paraplégicos e tetraplégicos tem vida sexual normal?

Por Ana Sílvia – Biomédica

“Os homens paraplégicos e tetraplégicos têm ereção?” (Dorivana Vasconcellos)

“A maioria deles tem, Dorivana, mas a existência e a qualidade da ereção variam de acordo com a extensão e localização da lesão medular. No Brasil estima-se existir 130 mil pessoas com lesão medular, e devido aos acidentes de trânsito esse número está aumentando. A maioria dos afetados é do sexo masculino, com idade média de 33 anos.

A lesão medular corta a comunicação entre a medula espinhal abaixo do local lesionado e o cérebro. Portanto, os homens com lesão medular apresentarão mudanças no campo sexual, sendo esta a maior queixa entre eles. A ereção não ocorrerá como antes, através de impulsos nervosos levados pela medula até o cérebro. Poderão ocorrer outros dois tipos de ereção: ereção reflexa e ereção psicogênica.

Ereção reflexa é um arco reflexo, que é o mesmo estímulo de quando o médico bate o martelinho no joelho e a perna pula. Este movimento independe do cérebro, por isso é chamado de reflexo. Através de estímulos no órgão genital ou áreas próximas, o impulso nervoso é levado à medula e volta ao órgão genital, sem precisar chegar no cérebro, produzindo uma ereção. Essa ereção até permite a penetração, mas não dura muito tempo. Já a ereção psicogênica é conseguida pelo estímulo visual, pelo tato, cheiros, sons e pensamentos. Os estímulos acontecem diretamente no cérebro e são enviados ao órgão genital através dos nervos. Essa ereção dura ainda menos tempo que a reflexa, e em geral o pênis não enrijece completamente.

A lesão medular corta a comunicação entre a medula espinhal abaixo do local lesionado e o cérebro. Portanto, os homens com lesão medular apresentarão mudanças no campo sexual, sendo esta a maior queixa entre eles.

O orgasmo deles também é muito dificultado, já que a ereção não dura tempo suficiente. Problemas na qualidade dos espermatozoides também acontecem, sendo uma dificuldade a mais para o casal que deseja ter filhos. Esses homens precisarão de muita compreensão e ajuda do cônjuge pois o impacto na vida sexual deles é muito grande porque homens em geral concentram sua sexualidade exclusivamente no pênis. O fato de não ter uma ereção como antes causa grande diminuição na autoestima desses homens, e o casal precisará aprender outras maneiras de se estimular a fim de manter uma vida sexual saudável.

Nunca se deve esquecer que a sexualidade humana é uma necessidade básica e inseparável dos outros aspectos da nossa vida, funcionando como um complemento de toda nossa identidade. Ela é um elemento essencial à qualidade de vida e gera impactos diretos a nossa saúde, portanto não pode ser esquecida por pessoas que sofreram lesões medulares.

O orgasmo deles também é muito dificultado, já que a ereção não dura tempo suficiente. Problemas na qualidade dos espermatozoides também acontecem, sendo uma dificuldade a mais para o casal que deseja ter filhos. “

Fonte: scielo, reme e institutopaulista

(Fonte: http://diariodebiologia.com/2015/02/os-homens-paraplegicos-e-tetraplegicos-tem-vidasexual/#.VVNiy_lVjBE)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/05/os-homens-paraplegicos-e-tetraplegicos-tem-vida-sexual-normal/