O paquistanês Ayan Qureshi passou em um concorrido teste da Microsoft
Da Redação – 12/01/2015
O menino Ayan começou a brincar com computadores aos três anos, hoje, aos seis, é o especialista de TI mais jovem do mundo.
Aos seis anos, o paquistanês Ayan Qureshi é o especialista de TI mais jovem do mundo. No final de 2014, quando ainda tinha cinco anos, o menino se tornou a pessoa mais nova do mundo a passar no exame qualificativo da Microsoft, que certifica os profissionais de TI.
No dia da avaliação, os fiscais da Microsoft ficaram preocupados com o fato de Ayan ser novo demais. Foi Asim, pai do garoto e também profissional de TI, que garantiu que o filho não teria problema algum em responder as questões propostas.
Ayan espera abrir sua própria empresa de tecnologia.
A prova contava com perguntas dissertativas, de múltipla escolha e baseadas em cenários hipotéticos. Asim contou à BBC que o mais difícil foi explicar a linguagem do teste para o menino. “Mas ele pegou o ritmo rapidamente, pois tem uma memória muito boa”, diz.
A família Qureshi mudou-se do Paquistão para a Inglaterra em 2009. Ayan começou a ter contato com computadores aos três anos, brincando com as máquinas velhas do pai. De acordo com o site pessoal do jovem, ele chegou, inclusive, a construir seu próprio laboratório de computadores em casa.
Atualmente, Ayan cursa a primeira série do ensino fundamental e, em casa, passa duas horas aprendendo sobre programação e sistemas todos os dias. Segundo a BBC, o jovem quer começar sua própria empresa de tecnologia e lançar na Inglaterra uma nova versão do Vale do Silício.