‘Acho que o amor tocou as pessoas’, diz mulher que filmou avô cantando para esposa em estado terminal

25 setembro 2015

Os avós da americana Erin Solari tornaram-se mundialmente famosos depois de ela publicar um vídeo <http://bbc.in/1JteCem> com os dois no YouTube no último dia 20 de setembro.

O clipe filmado por Erin mostra seu avô Howard, de 92 anos, cantando para se despedir de sua mulher, Laura, de 93 anos, que passava seus últimos momentos de vida na casa de repouso onde está internada.

A beleza do momento íntimo entre o casal, que está junto há 73 anos, cativou o público do YouTube, onde o clipe já foi visto mais de 4,9 milhões de vezes e recebeu 1,2 mil comentários.

“Aquele momento me deixou muito emocionada e chorei muito após fazer o vídeo. Mas achei que era porque eles são meus avós e que por isso era algo especial para mim”, afirma Erin à BBC. “Mas não levei em conta o elemento universal do vídeo, que poderia tocar a tantas outras pessoas. Acho que isso é o amor.”

‘Você foi embora, e meu coração foi com você’

Na gravação, Laura primeiro se declara para Howard, dizendo que ele “é seu amor”. Howard prontamente responde que ele foi o “melhor amor que ela teve”.

“Eu sei disso”, ela diz, arrancando gargalhadas do marido. “Comporte-se.”

Em seguida, surgem ao fundo os primeiros acordes de “You’ll Never Know”, de Rosemary Clooney, que serviu de conforto para ela quando seu marido foi enviado para combater na 2ª Guerra Mundial.

Laura logo começa a cantarolar versos da música. “Você deveria saber, porque eu já te disse…”

“…um milhão de vezes ou mais”, emenda Howard, assim como fez em várias festas de família.

“Você nunca saberá o quanto eu te amo. Você nunca saberá o quanto me importo. E, se eu tentasse, não conseguiria esconder meu amor por você. (…) Você foi embora, e meu coração foi com você.”

Laura ainda vira para a neta e diz: “Ele não é um doce?”.

Mais amor, por favor

Erin Solari diz que a reação ao vídeo deixou a família emocionada e muito agradecida

Na página do vídeo, Erin explica que, no momento da gravação, os médicos previam que Laura teria só mais uma semana de vida.

Mas que, graças aos cuidados recebidos na casa de repouso, ela depois foi autorizada a voltar para casa para ficar com junto com a família em seus momentos finais.

Erin explica que, depois de verem o vídeo, muitas pessoas perguntam por que ela compartilhou um episódio tão íntimo.

A neta do casal diz à BBC que o vídeo foi publicado na internet para que amigos e familiares que não puderam estar presentes naquele momento conseguissem ver a despedida de Howard e Laura.

“Quando vimos a reação das pessoas que não os conheciam ou de completos estranhos, que ficaram muito tocados com o que aconteceu, decidimos deixar no ar”, afirma Erin.

“Se há algo que o mundo precisa é de mais amor e ficamos muitos felizes de compartilhar com o mundo os avós fantásticos que temos.”

Erin diz ainda que ela e sua família ficaram todos muito agradecidos pelos comentários e pela “grande demonstração de amor” deixados na página do vídeo.

“Vocês tiveram um efeito enorme e permanente em nós.”

(Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150924_video_avo_doente_relato_rb.shtml, data de acesso 10/10/2015)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2015/10/acho-que-o-amor-tocou-as-pessoas-diz-mulher-que-filmou-avo-cantando-para-esposa-em-estado-terminal/