Por Eduardo Edmo // Atualizado em / Publicado em 05.11.2015 15h42
A startup Viibus, Trabalho de Conclusão de Curso premiado pela Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas no ano de 2013, é uma das vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha.
Ela foi selecionada entre 15 finalistas e participará de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação IoE (Internet de Todas as Coisas) da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que o aplicativo seja implementado no Porto Maravilha antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Projeto “ViiBus – Ponto de Ônibus Inteligente para Pessoas com Deficiência Visual” foi idealizado pelo aluno do curso de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, Douglas Toledo, graduado em 2013, e consiste em um ponto de ônibus inteligente para auxiliar pessoas com deficiência visual na utilização dos sistemas de transportes urbanos.
O projeto é a integração de uma solução de hardware utilizando eletrônica embarcada para comunicação entre deficientes visuais, ponto inteligente e ônibus, e uma solução cloud (disponível em rede, na “nuvem”) para gerenciamento dos dados de uso.
A solução está focada na inovação urbana e busca melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes do Rio de Janeiro, assim como otimizar a gestão urbana e implementar novos serviços inteligentes na região.
Eduardo Edmo (autor)