Criador do Mobilize Brasil, Ricky Ribeiro, lança livro de histórias

Diagnosticado com ELA, Ribeiro que se comunica só com as pupilas e criou maior portal de mobilidade sustentável do país, busca ajuda para financiar livro de sua trajetória

Por Metro Jornal São Paulo – segunda, 27 novembro 2017, às 06:31

Ricky Ribeiro, 37 anos, é um administrador público especializado em sustentabilidade. Em 2008, Ricky foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença degenerativa que, aos poucos, lhe roubou todos os movimentos – exceto os das pupilas, que ele utiliza para se comunicar por meio de software.

Em 2011, mesmo sem se mover, Ricky lançou o maior portal sobre mobilidade urbana sustentável do país, o Mobilize Brasil.

“Estava cansado de me dedicar exclusivamente ao tratamento da doença e comecei a pesquisar sobre mobilidade sustentável”, conta Ricky. Já com dificuldades para movimentar as mãos, devido à doença, era difícil a procura por sites que tratassem do assunto.

Foi aí, então, que o administrador teve a ideia de criar um portal que reunisse conteúdos sobre o tema: “oito meses depois, com ajuda de amigos e familiares, o portal foi lançado”.

Todos os detalhes sobre a criação do Mobilize Brasil e dos desafios encarados por Ricky desde a descoberta da doença são contados no livro “Movido pela Mente”, que será lançado no próximo dia 4. Relatos do próprio Ricky e entrevistas serviram de base para o livro, produzido pela escritora Gisele Mirabai.

“Contamos a trajetória dele a partir dos meios de transporte que pautaram sua vida e seu trabalho, passando por barcos, trens, ônibus, até chegar aos mais lentos, como o andador e a cadeira de rodas… É aí que sentimos na pele a perda de mobilidade de Ricky”, conta a escritora.

Financiamento

Para que o dinheiro obtido com a venda dos livros seja totalmente revertido para o portal, Ricky optou por investimento próprio para publicação e, agora, buscar reverter o valor gasto por meio de financiamento coletivo.

“Nossa primeira meta é arrecadar R$ 35 mil e, a segunda, R$ 75 mil”, explica Ricky. Até dia 9, é possível entrar no link benfeitoria.com/movidopelamente e escolher um valor a ser doado.

O portal

O Mobilize Brasil busca contribuir com a melhoria da mobilidade urbana no país. O portal contém notícias, estatísticas, mapas e outros conteúdos sobre o assunto, além de realizar campanhas para melhoria da infraestrutura das cidades brasileiras.

Serviço

Lançamento do livro no Museu da Casa Brasileira (avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano), dia 4 de dezembro, das 18h às 22h.- https://benfeitoria.com/movidopelamente

(Fonte: https://www.metrojornal.com.br/foco/2017/11/27/criador-mobilize-brasil-ricky-ribeiro-lanca-livro-de-historias.html, data de acesso 10/12/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/12/criador-do-mobilize-brasil-ricky-ribeiro-lanca-livro-de-historias/