Homens fazem tricô contra estereótipos de gênero

Por Crescer online – 21/09/2016 09h41 – atualizada em 21/09/2016 12h24

Um grupo de homens engravatados se reúne para:

  1. Fazer negócios
  2. Assistir à final da UEFA depois do expediente
  3. Fazer tricô em espaços públicos para desconstruir preconceitos de gênero

Pois o grupo chileno, batizado de Hombres Tejedores (Homens Tecedores, em tradução livre), elegeu a alternativa C. Quebrando padrões com sua tecelagem colorida e despida de estereótipos, o grupo de amigos organizou uma intervenção urbana que chamou a atenção do público em Santiago, no Chile. São 12 integrantes no total, todos entre 25 e 55 anos, a maioria deles é casado e alguns também são pais. O diretor do coletivo, Claudio Castillo Malebrán, um professor de 27 anos, declarou ao blog La Citadina: “O tecer está associado à mulher porque é uma atividade vinculada aos afazeres domésticos e porque requer uma motricidade fina, coordenação e paciência. Além disso, não requere força física, mas delicadeza e criatividade”.

Ele contou que aprendeu a tricotar na faculdade: viu umas amigas tricotando e pediu a elas que o ensinassem. A partir daí, ele continuou praticamente como um autoditata, pegando tutoriais e guias passo a passo. Claudio contou também que é comum ouvir de muitos homens que eles pediam a suas mães e avós que os ensinasse a tecer, quando eram pequenos, mas que elas mesmas se negavam por considerar que se tratava de uma atividade demasiadamente feminina. “Além disso, a maioria dos homens ainda não se atreve a tricotar em espaços públicos, por medo de chacota, dos preconceitos e da possível violência verbal, física e simbólica à qual podem ser submetidos”, conta.

Além dos membros permanentes, há alguns alunos que se reúnem ao grupo esporadicamente durante oficinas. Entre um tricô e outro eles conversam, lancham e trocam experiências.

Será que os brasileiros também se animam?

(Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2016/09/homens-fazem-trico-contra-estereotipos-de-genero.html, data de acesso 10/12/2017)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2017/12/homens-fazem-trico-contra-estereotipos-de-genero/