Quanto ganha um coach no Brasil

O Coaching é uma metodologia de vai conduzir o coachee (cliente), a partir do autoconhecimento, a transformar sua situação da atual para a situação desejada; no âmbito pessoal ou profissional

Edmar Oneda, 4 de março de 2016

Coach é o profissional que está capacitado e habilitado a aplicar as ferramentas de coaching.

O Coaching é uma metodologia de vai conduzir o coachee (cliente), a partir do autoconhecimento, a transformar sua situação da atual para a situação desejada; no âmbito pessoal ou profissional.

O mercado de coaching

O mercado de coaching está em expansão. No Brasil é um mercado novo. Iniciou a cerca de 10 anos. Nos últimos 5 anos teve um crescimento considerável, mantendo a tendência de crescimento entre 80% a 90% ao ano.

Tendência que se confirma pelas crescentes exigências dos tempos atuais, onde o ambiente é de competitividade acirrada, alta rotatividade de pessoas nas empresas, cobrança por resultados de alta performance, os quais vão pressionando as pessoas de forma intensa. Além das complexidades sociais, gerando demandas de cunho pessoal, como relacionamentos, família, finanças ou saúde, por exemplo.

O coaching é demanda demandado por todo tipo de pessoal: em processo de formação, recém-formados, profissionais nos diversos trânsitos de suas carreiras ou profissionais no auge, em processo de pré-aposentadoria ou já aposentados, pessoas que desejam empreender. Ou seja, todos aqueles que desejam transformar suas vidas, através de uma reeducação dos pensamentos e comportamentos são potenciais coachees; e é justamente essa versatilidade que faz o coaching tão desejado

Diante deste contexto, a carreira de coach é viável e promissora.

Pré-requisitos para se tornar um coach

Não existe pré-requisito de alguma formação específica para aquele que deseja ingressar na carreira de coach. Qualquer profissional pode associar sua formação e suas competências e habilidades, com uma formação específica em coaching.

Normalmente algumas profissões se destacam no interesse pela formação de coach, tais como administradores, psicólogos, comunicadores, filósofos, sociólogos e professores. Isso ocorre pois esses profissionais já costumam exercer função de gestor, em papéis de liderança ou nas áreas educacionais.

O fator que determinará o sucesso do coach é conquistar a confiança do seu cliente. Ingrediente fundamental para o processo de coaching ter êxito.

Confiança que está ligada diretamente com credibilidade. Para a conquista da credibilidade é fundamental que o profissional invista numa excelente formação em coach.

Deverá investir num curso com qualidade comprovada, que disponha de professores/formadores com amplo conhecimento de conteúdos e práticas.

E após essa formação inicial, o investimento deve ser continuado, participando de seminários, palestras e cursos de atualização.

Quanta ganha um coach

O coach preparado adequadamente certamente terá o retorno financeiro a altura dos investimentos e desafios que encontrará.

Existem diversas maneiras de realizar o coaching, e cada uma delas impacta no rendimento do profissional:

  • Coach para assuntos profissionais ou pessoais;
  • Coach para grupos ou indivíduos;
  • Coach para pessoas físicas ou jurídicas.

Ainda assim, os salários para um coach inicial e experiente ficam dentro das seguintes faixas:

  • Coach iniciante: 150-300 reais por sessão;
  • Coach experiente: 1500-3000 por sessão.

Normalmente, um cliente (coachee) mantém a relação com seu coach por 6 meses até 1 ano. Assumindo que são realizadas duas sessões por mês, cada cliente representa uma renda de pelo menos R$1.800,00 para o coach iniciante.

E, dependendo da quantidade de clientes que forem atendidos por dia, o coach tem a seguinte média de ganhos:

  • Coach iniciante: 10.000 à 12.000 reais por mês;
  • Coach experiente: 60.000 à 80.000 reais por mês.
(Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/quanto-ganha-um-coach-no-brasil/93669/, data de acesso 10/01/2018)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2018/01/quanto-ganha-um-coach-no-brasil/