POR CLAUDIO YUGE | @clangcomix – EM PRODUTO
04 OUT 2017 — 15H34
Antes mesmo da grande apresentação da Google marcada para esta quarta-feira (04) muita gente já vinha se perguntando o que seria o tal do “Google Clips”, um gadget misterioso que vazou da página de um revendedor. A resposta veio no evento: trata-se de uma pequena câmera, que alia a qualidade de hardware de produtos Pixel e Google Home com as novidades da máquina de aprendizado e inteligência artificial (ou artificial intelligence — AI) e o ecossistema da companhia.
Ideia é facilitar a captação de momentos espontâneos
Parece complicado? Nem é, vamos a cada ponto. O produto vem da demanda crescente de conteúdos de imagem e vídeo e tem como maior alvo inicial os pais e donos de animais de estimação. Explica-se: a ideia é facilitar a captação de momentos espontâneos, sem que as pessoas fiquem posando para um smartphone.
Ou seja, basta que você coloque o dispositivo em algum canto que favoreça o registro para que ele faça isso.
Reconhecimento facial
“Como você pode capturar esses momentos enquanto faz parte deles?” É assim que o gerente de produto Juston Payne apresentou o gadget durante o evento da Google. O aparelho usa sensores que identificam sons e movimentos e com a ajuda da AI pode reconhecer as pessoas que você conhece e registrar — além de aprender a cada captura — os momentos em família ou entre amigos.
Por enquanto é somente compatível com smartphones Pixels, iPhone 8 e iPhone 8 Plus e Samsung Galaxy S7 e S8
Depois disso, o conteúdo pode ser acessado via Google Fotos, já com sugestões de corte do material mais relevante, em alta resolução. O material tem compartilhamento com as plataformas da companhia e conta com suporte para vídeo, foto e GIFs.
A câmera conta com 12 megapixel, lentes de 130 graus e pode captar fotos a 15 FPS. A memória interna é de 8 GB e a autonomia de bateria é de 3 horas de uso contínuo. Até agora é somente compatível com smartphones Pixels, iPhone 8 e iPhone 8 Plus e Samsung Galaxy S7 e S8, que inicialmente serão os intermediários para “autorizar” a transferência de arquivos via WiFi. O Google Clips ainda não tem previsão de lançamento e custa US$ 249 (cerca de R$ 778, sem taxas).