Parece bom demais para ser verdade: 2 recentes estudos sugerem que beber vinho pode ajudar a impulsionar a perda de peso – especialmente se você beber antes de dormir.
De acordo com o The Drinks Business, cientistas da Universidade Estadual de Washington descobriram que o resveratrol, um polifenol encontrado no vinho tinto, pode ajudar a transformar a teimosa gordura branca em gordura marrom “queimável”.
Um outro estudo, feito em Harvard, encontrou uma ligação entre o vinho e a perda de peso. Pesquisadores examinaram 20.000 mulheres ao longo de 13 anos e viram que aquelas que bebiam duas taças de vinho por dia tinham 70% menos probabilidade de estar acima do peso.
E por que é melhor beber à noite? Um estudo realizado em 2012, que observou os efeitos do resveratrol nas abelhas, descobriu que o composto ajuda a reduzir o apetite. Pode ser que o vinho simplesmente ajude a evitar os lanchinhos tarde da noite.
Mas antes de esgotar o estoque de vinho para dormir, devemos acrescentar que o professor Min Du, autor do estudo da Washington State University, observa que o vinho não é a maneira mais eficiente de polifenóis como o resveratrol serem bons e eficientes para você. “Muitos dos polifenóis benéficos são insolúveis e filtrados durante o processo de produção do vinho”, diz ele. Em vez disso, ele sugere comer mirtilos, morangos ou uvas, frutas ricas no composto e que podem ser facilmente adicionadas à sua dieta diária.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)