Como funciona uma consultoria financeira pessoal?

“Cada vez mais requisitadas, os consultores financeiros ajudam as pessoas a organizar suas finanças, escolher as melhores estratégias de investimento e a mudar hábitos. Os profissionais que oferecem serviços de consultoria financeira pessoal são especializados em resolver os seus problemas com dinheiro.” Para que você possa entender melhor o papel de uma consultoria financeira escrevemos abaixo as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Confira!

O que é um consultor financeiro?

O consultor financeiro é o principal responsável pelo planejamento das suas finanças, ele poderá realizar uma análise das suas fontes de renda, fluxo de despesas, montar e recomendar planos de ação para que você consiga reduzir as despesas e economizar no final do mês. Além disso, ele poderá te orientar e apoiar a fazer o seu dinheiro render.

Quais são os benefícios de contratar uma consultoria financeira?

Qualquer um pode cuidar das próprias finanças, desde que tenha tempo e dedicação para fazer e aprender com os erros. Ao contratar uma consultoria você reduz drasticamente o tempo para entender a dinâmica das suas despesas e começa a ter retorno com o seu dinheiro.

Todos precisam de consultoria financeira pessoal?

Todos precisam aprender a gerenciar as finanças, mas a forma como vão fazer isso vai depender para responder a esta pergunta. Se desejar ter as finanças mapeadas em um curto espaço de tempo, dicas profissionais, perfil dos seus gastos identificado, recomendações de aplicações financeiras e possíveis mudanças no mercado sugerimos que você contrate uma consultoria.

Agora se você quer aprender sobre o mercado financeiro, produtos bancários e a equilibrar todas as suas finanças você mesmo pode gerenciar as suas despesas. Mantendo a disciplina de organizar e lançar as suas movimentações bancárias no seu gerenciador financeiro aprenderá a como analisar e melhorar as finanças.

Como funciona uma consultoria financeira?

A consultoria financeira atua não só nas emergências, mas na educação do cliente para aprender a lidar com situações positivas também. O consultor será o responsável por aconselhar o cliente em assuntos, como investir e economizar, de acordo com o perfil e a situação de cada cliente.

Este profissional deverá realizar uma entrevista para entender em profundidade as suas finanças e mapear o fluxo das despesas, oportunidades para economizar, cortar despesas supérfluas e indicar soluções para os clientes começarem a aplicar os rendimentos na poupança, ações ou títulos, por exemplo.

Quanto custa uma consultoria financeira pessoal e o que pode impactar no preço dela?

O pagamento deste tipo de serviços pode ser realizado de 2 formas e cada uma irá impactar diretamente no valor final. Veja as especificidades de cada uma e opte por aquela que atender melhor as suas necessidades:

  • Honorários: esta forma de pagamento baseia-se em um valor acordado pela quantidade de horas que o profissional demandará par analisar e planejar as suas finanças mais as horas de consultoria presencial, por e-mail ou telefone.
  • Valor fixo: neste formato você e a sua consultoria estabelecem os serviços que serão necessários para atender a sua demanda e estipulam um valor único ou mensal.
(Fonte: https://blog.guiabolso.com.br/2016/01/08/como-funciona-uma-consultoria-financeira-pessoal/ , data de acesso 10/11/2018)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2018/11/como-funciona-uma-consultoria-financeira-pessoal/