Reconhecimento histórico – Dmitri Mendeleev e a Tabela Periódica

“Em 1869, quando tinha 35 anos, Dmitri Mendeleev (1834-1907) conseguiu finalizar seus estudos sobre os elementos químicos e criou a primeira Tabela Periódica aceita.

Nela, ele organizou 63 elementos conhecidos até então, cada um com seu símbolo, massa atômica e propriedades.

Segundo o professor de Química da Universidade Federal do Pampa, Luiz Roberto Brudna Holzle:

“A genialidade de Mendeleev está em sua longa dedicação e empenho na organização dos elementos. Anteriormente outros pesquisadores já organizavam os elementos segundo alguns critérios de periodicidade, mas foi com Mendeleev que atingimos um determinado ápice nessa organização.”

Retrato do estudioso Dmitri Mendeleev e o símbolo do elemento químico mendelévio, com as letras Md, e número 101 da Tabela Periódica

Retrato do estudioso Dmitri Mendeleev e o símbolo do elemento químico mendelévio

“Dmitri Mendeleev foi um dos grandes estudiosos que contribuíram para enormes descobertas no campo científico. Por conta disso, teve um elemento químico batizado com seu nome, o Mendelévio.”

2019: Ano da Tabela Periódica

“Em 2019 é celebrado o Ano da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT2019), conforme deliberação da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Isso porque faz 150 anos que o Sistema Periódico foi descoberto pelo estudioso russo Dmitri Mendeleev.

A comemoração é uma forma de exaltar a invenção, datada de 1869, e que permitiu um aprimoramento importante sobre os conhecimentos de Química, Física, Biologia e outras áreas.

A tabela periódica também tem a intenção de dar visibilidade às ciências básicas, contribuindo com a compreensão de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e suas consequências a partir da descrição das propriedades dos elementos químicos e suas respectivas massas atômicas.

A comemoração é uma forma de exaltar a invenção, datada de 1869, e que permitiu um aprimoramento importante sobre os conhecimentos de Química, Física, Biologia e outras áreas.

A tabela periódica também tem a intenção de dar visibilidade às ciências básicas, contribuindo com a compreensão de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e suas consequências a partir da descrição das propriedades dos elementos químicos e suas respectivas massas atômicas.”….

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/2019-ano-da-tabela-periodica/, data de acesso: 13/04/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/04/reconhecimento-historico-dmitri-mendeleev-e-a-tabela-periodica/