O que fazer diante de uma amputação?

AMPUTAÇÃO É ALGO MUITO DRAMÁTICO

A amputação é um processo que pode iniciar antes mesmo do procedimento cirúrgico. Quando possível, o preparo do paciente constitui o primeiro passo para sua reabilitação posterior.

É natural que, diante de uma amputação a ser concretizada as pessoas sintam-se fragilizadas, inseguras, emocionalmente instáveis. Acometidas por pensamentos conflitantes; sentimentos de medo da morte ou da incapacidade em algum grau. Podem viver angústia de prospectar um futuro incerto e avaliado como difícil, já que se depara em uma circunstância difícil e desconhecida até então.

SUPERANDO UMA AMPUTAÇÃO

Este quadro evidencia a necessidade premente de uma reorganização no campo das ideias, para que a pessoa comece a lidar com as novas demandas surgidas. Tão difícil quanto importante está, em primeiro lugar, a aceitação da condição real de amputação, muitas vezes negada, consciente ou inconscientemente, o que acaba dificultando a recuperação posterior do amputado.

Em segundo lugar, a aceitação de toda ajuda oferecida, entendendo-a como temporária e necessária para o alcance da autonomia que for possível na nova condição de vida. Aceitar a condição para não sucumbir a ela, é algo que pode ser alcançado com diferentes graus de dificuldade, dependendo de uma série de fatores como as condições subjetivas da pessoa e objetivas do ambiente.

UMA REDE DE AJUDA PARA SUPERAR A AMPUTAÇÃO

Por isso, nem sempre é algo que a pessoa que sofre a amputação, consegue alcançar sozinha. A rede de apoio deve se fazer presente, estar alerta e encaminhar para ajuda profissional quando for o caso.

Essa atitude de aceitação, abre caminho para o engajamento nas atividades e procedimentos de reabilitação, fundamentais para o delineamento de uma condição de vida digna e saudável.

Um bom Programa de Reabilitação deve compreender atividades terapêuticas, considerando a integralidade do indivíduo, de maneira a fortalecê-lo física, psicológica e socialmente, ressignificando sua identidade e facilitando sua reinserção social e produtiva.

Nada é fácil, tudo requer alta dose de esforço, mas tudo é possível melhorar. O importante é QUERER, e TENTAR, TENTAR e TENTAR…

Por: Mirtes Menezes, Psicóloga e Mestre em Educação. Conheça as palestras de Mirtes Menezes. Clique aqui

(Fonte: https://www.amputadosvencedores.com.br/o-que-fazer-diante-de-uma-amputacao/, data de acesso: 10/07/2019)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2019/07/o-que-fazer-diante-de-uma-amputacao/