Promover o Esporte é promover a Paz

20 de Março – Dia Mundial da Saúde Bucal
4 de Abril – Dia Nacional do Parkinsoniano
6 de Abril – Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz


Queremos inicialmente destacar esta data festiva da ONU, uma data internacional alusiva aos benefícios do esporte, ao ser Humano, e principalmente aos Homens, que desde meninos desfrutam com mais estímulos e benefícios de praticar esportes, bem mais do que se promovem para as meninas, futuras mulheres…

Esta data de 6 de Abril, foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013, com o objetivo de se comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos.

Na verdade, estes benefícios vão muito além da saúde física do homem, porque também estimula efeitos positivos nas áreas psicológicas, e até terapêuticas…

O Esporte promove desenvolvimento social e união entre os povos, por exemplo, quando há olímpiadas e campeonatos internacionais. Através do esporte há mais conexão entre as pessoas de vários países, e, políticas internacionais, e até a economia mundial acabam por ser influenciadas por meio do mundo dos esportes…

Com certeza podemos afirmar que as atitudes socio-desportivas, quer amadoras ou profissionais acabam promovendo mudanças sociais, e, influenciando objetivamente de forma pratica a instalação de normas de direitos humanos.

Até mesmo as de alcance internacionais, não apenas as regionais, quando até mesmo possa ocorrer algum conflito político entre os países.

Uma das frases que mais me impactou na leitura ,e que bem pode referenciar o ESPORTE PROMOTOR DA PAZ foi publicada pela LBV:

“Esporte é vida, não violência!”, “Promover a Paz no Esporte é exercer a cidadania” …
(LBV – https://www.lbv.org/)

Assim, parabenizando e incentivando aos homens que pratiquem esportes, que lhes dará desde qualidade de vida, até a missão de agir em “nome da paz entre os povos, e/ou entre os meios com que convive!”

Destacamos as datas alusivas as questões de saúde, endo que na Entrevista TV ESPAÇO HOMEM, com Prof. Dr. E INVENTOR CIENTISTA Eder Huttner, você perceberá: “A importância da Saúde bucal para a sua qualidade de vida, e longevidade”!… Também, na Rádio ESPAÇO HOMEM, a “saúde psicológica e psíquica dos homens” você encontra dicas incríveis para ser saudável e feliz, na entrevista da Prof.ª Dr.ª e Neuropsicóloga Sandra Schewinsky.

Esperamos que sejam úteis as informações que pesquisamos para você nesta edição. Agradecimentos a todos os colaboradores e colaboradoras… e, também, as pessoas voluntarias, nossas divulgadoras!

Fraternal abraço, com gratidão profunda a nossos colaboradores e nossas colaboradoras.

Elisabeth Mariano (nome profissional registrado)

Mestrado em “LIDERANÇAS, DIREITOS HUMANOS E COMUNICAÇÃO SOCIAL”; Pós-graduação em POLÍTICA INTERNACIONAL (em direitos humanos e organizações e direitos das Mulheres, e, Pós graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL (Jornalismo, Radio Tv e Internet) em ambas as três com especialização de ensino superior… Bacharel em Letras (Tradutor Interprete: Inglês, Espanhol, português – Trabalho de conclusão: Análise de Discurso em estudos de Direitos Humanos); Possui duas especializações(em direitos intelectuais e direitos autorais, além da marcários) pela OMPI/ONU – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL DA ONU. Fez ADESG/SP (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra/SP) em 1994, 36º CEPE (Ciclo de Estudo de Políticas e Estratégias, com instrutores das 3 Forças Armadas, e de lideranças de PM, e outras autoridades civis do Estado de São Paulo); Presidiu um Kiwanis Club/SP, filiada a Clube Kiwanis Internacional durante 10 anos (1987/97), em 1995, foi palestrante no Fórum e participou de alguns eventos da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher/ONU e, Beijing 1995. Tendo feito palestras em outros países e em áreas nacionais… Trabalha na área de comunicação integrada segmentada, em suas próprias criações, voltada para Ongs, sindicatos e associações desde 1981 e é autora com Direitos Intelectuais e autorais garantidos por ser publicitária, com registros profissionais no MT desde 1980. É também de sua autoria e devidamente registrado na OMPI/ONU, e na Biblioteca Nacional e na Library off Congress/EUA, a denominação e arte: ESPAÇO MULHER/ESPAÇO PARA A MULHER (e com direitos em todas as derivações do campo humano). Autora de vários estudos e pesquisas em Direitos Humanos das Mulheres, em breve sendo publicado com as respectivas pesquisas que motivaram as observações para um PLANO DE AÇÃO). Escritora, e poetisa, com livros de sua autoria editados, e participante de várias antologias e coletâneas de literatura e poesia.

É membro associada do Sindicato dos Publicitários de Estado de São Paulo; da ABI/Associação Brasileira de Imprensa; da ABRAJI/Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos/SP; do IBDFAM/Instituto Brasileiro do Direito da Família; é membro associada em várias entidades associativas: sindical e federativa de PROFISSIONAL DETETIVE (com 11 especializações) e, com registros de profissional em área de Segurança.

CONTATO: espacomulher@espacomulher.com.br e espacohomem@espacohomem.inf.br

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/03/promover-o-esporte-e-promover-a-paz/