A gestão e a liderança como funções essenciais para o bom funcionamento de toda a organização

Antes de entendermos quais são os tipos de líder, é importante compreendermos qual é o papel cumprido por ele dentro de um time. Muitas pessoas procuram o gestor na figura do líder, o que nem sempre acontece. Afinal, o líder nem sempre está no cargo de chefia, o que é um requisito para um gestor. Seu colega de mesa pode ser um grande líder dentro da sua equipe, por exemplo.

A visão sobre o papel do líder sofreu uma grande transformação nos últimos anos. Ele já foi entendido como alguém que simplesmente era capaz de exercer autoridade, o que, muitas vezes, tornava-o um autoritário.

Hoje, ele é visto como alguém que exerce uma hierarquia horizontal, abrindo espaço para diálogos. Para isso, ele delega estrategicamente as tarefas, entende o que ocorre no mercado, determina e engaja-se em metas, compreende quais são os recursos disponíveis e incentiva a colaboração de todos no alcance dos objetivos.

Quando uma organização de qualquer porte e tipo compreende o papel do líder e incentiva a liderança entre seus colaboradores, ela alcança mais produtividade, engajamento e retenção de seus bons profissionais. Com isso, aproxima-se de um crescimento sustentável, capaz de fazer com que ela colha bons resultados de maneira consistente.

Os principais tipos de líder

Cada um dos perfis mais comuns no mercado tem seus pontos positivos e negativos, o que também depende da natureza do negócio e do ritmo de trabalho. Por isso, é tão importante conhecer a si mesmo e trabalhar em seus pontos fortes e fracos. Entenda um pouco mais com o que preparamos a seguir.

  1. Líder servidor
    A liderança servidora está sempre trabalhando para atender às expectativas e necessidades dos membros do time. Ela busca entender do que as pessoas realmente necessitam e, mais importante, com mecanismos de escuta, o que elas não sabem que precisam. Por isso, esse líder também é conhecido por sua grande capacidade de empatia.
    Colocar-se no lugar dos outros para entender o que eles realmente precisam, bem como quais são suas dificuldades e seus recursos, é um verdadeiro trabalho contra o próprio ego. Por isso, muitas vezes, esse líder não é reconhecido como tal. É preciso ter muita paciência para praticar esse tipo de liderança com times numerosos.
  2. Líder liberal
    O líder liberal atua como um consultor, oferecendo liberdade para que as pessoas decidam como, quando e em que prazos realizar seus trabalhos. Para que isso dê certo, é preciso que os profissionais liderados saibam que tarefas precisam cumprir e quais são seus papéis para a geração de resultados.
    Portanto, mesmo que o líder aja de maneira liberal, ele precisa estar atento ao andamento de tudo, conduzindo boas decisões, e ser muito organizado. Caso contrário, ele passa a ser visto como desnecessário. Se você se identifica nesse papel, tenha em mente que objetivos claros são essenciais para qualquer perfil de liderança.
  3. Líder autocrático
    Para entender esse perfil, lembre-se de alguns filmes, como “Whiplash” e “O Diabo Veste Prada”. O líder autocrático toma as decisões de maneira autônoma, sem envolver quaisquer outros membros do time.
    Por centralizar todas as ações em si, exerce um dos tipos mais ineficientes de gestão, pois costuma amedrontar outros membros da equipe, traz muitas barreiras para o processo criativo e gera impactos diretos sobre a performance de todos. É comum que, em equipes com liderança autocrata, haja um grande volume de trabalho, pois as pessoas ficam apreensivas para pedir ajuda e delegar tarefas. Exercer a autoridade é importante, mas, sem a colaboração de seus colegas, você não colhe bons frutos.
  4. Líder democrático
    O líder democrático considera fundamental ouvir a opinião de todos, independentemente de qual seja a situação a ser resolvida. Por isso, ele faz com que o ambiente se torne fértil para o engajamento natural das pessoas, que se sentem parte do todo e motivadas para pensar em novas maneiras de resolver questões e para inovar. Os resultados, consequentemente, são bem melhores, especialmente se comparados aos de uma equipe liderada por alguém autoritário.
    É importante lembrar que esse tipo de liderança também tem seus problemas, e vale a pena se conscientizar deles para que sejam resolvidos coletivamente. No início, algumas pessoas podem ficar um pouco confusas com a dinâmica do grupo, já que boa parte das empresas não opera assim.
    É essencial que elas tenham, então, oportunidades de assistir às interações e ser treinadas para oferecer seus pontos de vista. Vale considerar também que algumas pessoas confundem democracia com autonomia e atropelam decisões coletivas. Dialogue e faça com que elas entendam que as diretrizes do grupo precisam ser respeitadas.
  5. Líder técnico
    O líder técnico tem e demonstra ter um conhecimento elevado, com muita capacidade técnica, referências a serem compartilhadas e habilidade para ensinar. Suas decisões são respeitadas e, especialmente nos momentos críticos, todos se sentem seguros por contar com ele.
    Essas características geram alguns problemas. Algumas pessoas se acomodam diante de um líder muito capacitado, dependendo dele para absolutamente todas as decisões e tarefas. Também é comum que, propositalmente ou não, a liderança técnica torne-se autoritária pela centralização das decisões. É preciso, portanto, que o conhecimento seja difundido e que as pessoas se sintam capacitadas para exercer seus papéis.
  6. Líder motivador
    Os líderes motivadores enxergam as capacidades das pessoas e encontram meios para extrair o máximo potencial delas. Eles têm uma atuação de grande apelo emocional e são naturalmente capazes de unir indivíduos, o que é fundamental em tempos de crise.
  7. Líder paternal
    Ele preza pelo relacionamento com a equipe por meio de relações mais fraternais. Proporciona um bom ambiente de trabalho, mas não se dá bem com retornos negativos, o que pode ser muito difícil para o aprimoramento dos colaboradores. Ele não está tão ligado ao resultado: seu principal foco é o emocional.
    Esse perfil é indicado para a resolução de conflitos. Contudo, ele apresenta desafios no momento de julgar decisões e no desenvolvimento da equipe, o que requer que ele trabalhe junto a outros perfis de liderança.

Entender quais são os tipos de líder é essencial para que organizações de qualquer porte reflitam sobre suas estruturas e sobre como aproveitar o potencial delas. Uma boa liderança é uma das principais características de uma instituição que valoriza seus colaboradores e deseja alcançar um crescimento sustentável, capaz de destacá-la no mercado.

Gostou do nosso conteúdo? Já que estamos falando em liderança, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto?

Confira a nossa lista de livros e capacite-se para impulsionar seus resultados!

(Fonte: https://franklincovey.com.br/blog/tipos-de-lider/, data de acesso: 12/04/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/04/a-gestao-e-a-lideranca-como-funcoes-essenciais-para-o-bom-funcionamento-de-toda-a-organizacao/