Um novo homem com novos horizontes sociais…

18 de Maio
Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal nº. 9.970/2000)
20 de Maio
Dia do Comissário de Menores (Lei 9.608/98)
12 de Junho
Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (OIT/2002)


Foi com alegria que novamente entrevistamos o professor Miguel Ólio, que preside e mantém uma obra social, há 13 anos, tendo atendido em torno de dez mil pessoas com vários tipos de deficiências físicas e até mentais, encorajando-as a velejar, e com esta terapia, os libera para ter mais condições de enfrentamento diante dos limites impostos pela vida: tais como, faltar a visão, audição ou movimentos, ou dificuldades intelectuais… E, assim, pudemos contar também o grande benefício que o esporte, fez para um casal de alunos, marido e mulher deficientes visuais. O depoimento dela comove, por sua alegria de viver, e, agora aluna na faculdade de direito, tem seu marido um apoio para estudar.

Não há limites para os dois, que além de trabalharem e manter o próprios sustento, ainda colhem cães e gatos de rua…

Ou seja, a atitude de um jovem, mudou a rotina e encorajou muitas vidas a enfrentarem de modo vitorioso as dificuldades do viver numa cidade grande, com suas limitações físicas.

Outro exemplo a destacar foi a humildade de renomado de Dráuzio Varella, diante da expansão de COVID no país, ele se desculpa, e além de orientar, passa a assumir o papel de um Conselheiro sócio-político mostrando a importância de em sociedade mudarmos nossas formas de tratar todas as pessoas, e as mudanças que ocorreram em solidariedade e saúde.

E, não menos importante, é o fato de um senhor com limitações de movimentos, em seu andador, mobilizar a população para doações, que foram feitas a hospitais para ampliar o atendimento às vítimas de pandemia.

Percebe-se um prenúncio de novos homens, renovados com atitudes engajadas a causas sociais, sensíveis a ajudar as pessoas menos favorecidas econômico socialmente… são estes uns “novos arautos para os novos tempos”? Sim, teremos, todos no universo, que somar e nos “darmos solidariamente as mãos” numa reconstrução da sociedade… as perdas foram muitas…. perderam-se muitas vidas de nossos entes queridos… governantes perderam chances de atender adequadamente, tiveram que improvisar… Políticos, e autoridades também foram acometidos pela doença…

Então tivemos que ser mais cuidadosos com os outros que nos rodeiam, tanto para nos proteger, quanto proteger a família, e quem de nós esteja próximo.

Perderam-se empregos, empresas, empregados… contratos… dinheiros de salários mensais ou de um serviços autônomo com o “clássico caixinha”! Perderam-se valores na bolsa, nos empréstimos com grandes bancos de investimentos, perdemos prazo num judiciário ainda mais lento… perderam-se esperanças na crença de soluções por governantes…

Agora é como se tivéssemos que encontrarmo-nos num novo mundo, onde teremos que reconstruir, sabendo de nossas limitações onde muitas, foram até cruéis com as pessoas mais carenciadas… haverá uma esperança de dias melhores… mas, com maturidade necessária sabendo que teremos que somar pessoas com mais pessoas; talentos com mais talentos… chances com mais chances… e teremos que multiplicar esforços… e, termos que diminuir nossas incompetências e falta de solidariedade… aprendemos que temos que dividir com outras pessoas para também ter a nossa justa parte… Pois, sabemos humildemente que a morte “rondou nossas vidas” e, por enquanto nos poupou… não sabemos o próximo dia e hora…mas aprendemos que temos que ter tudo organizado “para se, e, quando ela retornar daqui há algum tempo” muitas pessoas doravante terão certeza que também “são frágeis e mortais”. É preciso que desta lição saibamos que todos neste universo somos frágeis, ninguém tem poder nem mesmo sobre o seu próprio corpo…o poder está… onde pudermos ser novas pessoas!

Quiçá mais humanas, mais maleáveis, mais justas, mais “honestas nos sentimentos”… Aprendemos “pelo susto” que todos e todas somos iguais.

E, descobrimos quantas pessoas ainda são, e, estão totalmente irresponsáveis com elas mesmas… e, pode-se avaliar quão podem ser cruéis com outras em situação frágil na vida…

Precisamos de “novos homens, novos líderes, com capacidade de liderar recomeços saudáveis, e, que nos conduzam para novos horizontes, o do poder e ser “para o bem de todos!”

Fraternal abraço da equipe ESPAÇO HOMEM, e de Elisabeth Mariano.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/05/um-novo-homem-com-novos-horizontes-sociais/