11/10 – Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h24
Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h24

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.721/2.008.

Fontes:

  • Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
  • Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM). Obesidade. (Folder impresso)
  • Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
(Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2831-11-10-dia-mundial-da-obesidade-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade, data de acesso: 12/09/2020)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2020/09/11-10-dia-mundial-da-obesidade-e-dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.