Autora: Paula Pedrosa16/06/2009
A liderança é determinada pela qualidade das decisões cotidianas.
Quando nos oferecemos ou somos levantados para ser o líder, fazemos a primeira opção. A segunda vem na sequência: vamos liderar pelo poder ou através da autoridade?
A maioria dos papéis de liderança tradicional vem junto com o poder.
Poucos líderes desenvolvem a autoridade para acompanhar o poder que lhes foi confiado.
PODER E AUTORIDADE. QUAL É A DIFERENÇA?
Max Weber, um dos fundadores dessa área de estudo, diz que PODER é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
AUTORIDADE é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade.
Outras maneiras de se observar estas diferenças, são: O poder é comprado e vendido, dado e tirado. Por outro lado, a autoridade é a essência da pessoa, está ligada ao seu caráter.
CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA POR PODER
O poder funciona. É possível conseguir as coisas na base da imposição, mas apenas por um bom tempo. Quando usado de forma autoritária, o poder deteriora os relacionamentos. Se você impõe sua vontade, com o passar do tempo vai perceber o aparecimento de muitos sintomas desagradáveis.
Todos já conhecem a história de Hitler, que nos lembra esse tipo de liderança. Conheço uma pessoa que lidera pelo poder, infelizmente apenas ela não consegue perceber isso, mesmo com o esforço de seus colaboradores e até de colegas.
Quando ela entra num determinado departamento da empresa, todos daquele local ficam com medo, param qualquer conversa que poderiam estar tendo e entram em estado de:
Será que já vou levar uma bronca? Os colaboradores são expostos na frente dos outros, inclusive na frente dos próprios subordinados, desmoralizando-o perante a equipe.
É esse tipo de líder que você é?
CONSEQUÊNCIAS DA LIDERANÇA POR PODER
Liderando pelo poder, a equipe é desmotivada e só trabalha pelo salário no final do mês. As pessoas ficam inibidas e não dão ideias, não se sentem parte do time. Elas não conseguem sequer serem elas mesmas.
Talentos são paralisados. Além, de elevar o turn-over na empresa.
CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA POR AUTORIDADE
Qualquer um pode fazer a diferença na vida de outra pessoa, ainda mais se estiver em posição de liderança.
É fundamental abrir mão de qualquer coisa que interfira na maneira de fazer a coisa certa.
O líder por autoridade encontra um pouco mais de tempo para ouvir as pessoas e tratá-las como se fossem pessoas importantes.
Que tal trabalhar para diminuir seu controle e aumentar sua confiança? Fazendo isso você desenvolve sua autoridade e, também, influência.
Cito aqui o maior líder de todos os tempos, Jesus. Por que? Nenhuma pessoa com honestidade intelectual pode negar que a vida de Jesus exerceu uma grande influência na história, e ainda exerce até hoje.
Inclusive, a história é dividida antes e depois dEle. Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele. Jesus falava sobre liderar com autoridade.
Em essência, Ele dizia que, se alguém quisesse influenciar as pessoas do pescoço para cima então devia servir, ou seja, sacrificar-se e procurar o bem maior de seus liderados. A influência deve ser adquirida. Não há atalhos.
CONSEQUÊNCIAS DA LIDERANÇA POR AUTORIDADE
Equipe motivada e unida, lutando para alcançar um único objetivo: O objetivo de seu líder.
Pessoas felizes com vontade de trabalhar e de fazer o plus pela empresa, se necessário. Colaboradores com ideias de melhoria para implementar na empresa e em processos.
MOSTRE AS PESSOAS QUE VOCÊ SE PREOCUPA COM ELAS, E, SEJA VERDADEIRO
Prestar atenção, confiar, cuidar… Tais sentimentos precisam ser verdadeiros para serem efetivos. As empresas crescem e caem de acordo com a forma como cuidam das pessoas.
Os líderes bem-sucedidos são atenciosos com quem está ao seu redor. Não é tão complicado demonstrar que você se importa com sua equipe.
Se você sabe que a esposa de seu assistente está com dengue, pergunte: Como vai sua esposa? Está melhor?
Seu comportamento refletirá o quanto você se preocupa. Quando a equipe estiver ocupada, pegue café para o pessoal e atenda as ligações, essas pequenas gentilezas demonstram atenção e são apreciadas por todos.
Ser atencioso requer um alto grau de sensibilidade ao que está acontecendo ao seu redor.
Suas antenas precisam captar os sinais de estresse e depressão para que você possa oferecer apoio e incentivo à pessoa para que ela supere o problema.
Esses cuidados criam elos emocionais com as pessoas. Mostre compreensão, tente levantar o ânimo de seu pessoal.
O verdadeiro líder se preocupa com o bem-estar de todos: clientes e funcionários.
…
Durante essa semana, identifique cinco coisas que você pode fazer para mostrar que se preocupa de verdade com os integrantes da sua equipe.
Vamos ver a mudança que irá acontecer!