Até que ponto temos compromisso com as ocorrências marcantes da vida humana?

16 de Março – Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
31 de Março – Dia da Integração Nacional
6 de Abril – Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz
6 de Abril – Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida


Muitas pessoas sequer leram por inteiro a Constituição Brasileira (embora algumas mudanças estão ocorrendo sem avisar a cidadania). E, muitas pessoas e até Profissionais Liberais, também sequer leram alguns dos tratados e convenções internacionais ratificados pelo Brasil, e, que fazem parte do compendio jurídico nacional.

No momento em que tantas e graves ocorrências afetam o povo brasileiro, vale recordar quais são as obrigações de governantes e “autoridades nas três esferas de Jurisdição do país”, e, além disso, que se atentem a todas as “Convenções, Declarações, e, Plataformas de Ação” assinadas e ratificadas nas instancias legais de autoridades brasileiras, em defesa de nosso povo brasileiro… Muitas e graves violações, descasos, ocorrem continuadamente nestes últimos tempos… e ainda permanecem impunes!

Tomo a liberdade em destacar um trecho inicial da “ratificada pelo Brasil” Convenção Americana de Direitos Humanos (1969) (Pacto de San José da Costa Rica) , e, da nossa Constituição Brasileira de 1988 – a Constituição cidadã do Brasil.

Esperamos que aprecie as fontes pesquisadas e sugeridas para você. Receba nosso cordial ABRAÇO, Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM

SAIBA MAIS SOBRE AS PESQUISAS QUE FIZEMOS PARA VOCÊ – ACESSE OS LINKS ABAIXO.

1 – CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (1969)* (PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA), em seu

“PREÂMBULO

PARTE I – DEVERES DOS ESTADOS E DIREITOS PROTEGIDOS

Capítulo I – ENUMERAÇÃO DOS DEVERES

Artigo 1º – Obrigação de respeitar os direitos

  1. Os Estados-partes nesta Convenção comprometem-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que esteja sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma, por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social.
  2. Para efeitos desta Convenção, pessoa é todo ser humano.” FONTE: http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/sanjose.htm (data de acesso: 14/03/2021)

2 – A Constituição Brasileira de 1988 continua em pleno vigor, e, deve ser respeitada e citada constantemente como parâmetro para evitar abusos contra a cidadania.

Constituição da República Federativa do Brasil

“Procurar no domínio https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil : texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n os 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008.

SAIBA MAIS ACESSE O LINK:

Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

https://trt15.jus.br/noticia/2020/6-de-abril-dia-nacional-de-mobilizacao-pela-promocao-da-saude-e-qualidade-de-vida

Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

https://duckduckgo.com/?q=Dia+Nacional+de+Conscientizaçãosobre+as+Mudanças+Climáticas&t=opera

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-do-esporte-para-o-desenvolvimento-e-pela-paz/

Dia da Integração Nacional

https://www.calendariobr.com.br/dia-da-integracao-nacional#.YE5YlLbPw2x

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/03/ate-que-ponto-temos-compromisso-com-as-ocorrencias-marcantes-da-vida-humana/