A importância das lideranças comunitárias

23 de Abril – Dia Mundial do Escoteiro
24 de Abril – Dia Internacional do Jovem Trabalhador
28 de Abril – Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
28 de Abril – Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
5 de Maio – Dia Nacional do Líder Comunitário
12 de Maio – Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro


Diante da perplexidade mundial vemos multidões humanas nas mais variadas raças, etnias, origens, idades e condições sociais e políticas se “despedindo da vida terrena” todas de forma inesperada, embora todo o esforço ds grupos de trabalhadores da área da saúde, dos pesquisadores e cientistas… Há algo que nos surpreendeu mais ainda!!!

Foi a falta de sensibilidade de algumas pessoas, cujas alcançaram plataformas de algum modo de poder político, e, não estavam a do cargo representativo e decisório.

Se fosse feito um estudo sobre a formação acadêmico profissional dessas lideranças, com certeza, encontraríamos – desde a juventude e as bases políticas- deles/as, a falta de estudos e pesquisas, que priorizem agir como Lideranças Comunitárias!

No excelente trabalho científico, exposto no e-book da organizadora Profª Drª Maria Aparecida M. – intitulado “Cultura informacional e liderança comunitária concepções e práticas” da UFMG pode- se aprender um “pouquinho” para melhorar o conceito e a análise do tema que abrange:

https://www.ufmg.br/proex/cpinfo/cultura/docs/00_Cultura%20informacional_integra_ebook.pdf

Basta nos perguntarmos:

Por qual motivo ocorreu também a pandemia noutros países, e, puderam sobrepor-se a pandemia com vários métodos de cuidados e cura? Qual era o comportamento dos líderes?

Aqui no Brasil com um sol generoso, com natureza rica, farta e exuberante, somos um povo com muitos recursos naturais para curarmos graves doenças e até para prevenir.

Poderiam certos líderes comunitários incentivar a busca pela imunidade, de forma naturalista. Mas, onde estão locais e projetos que formam LIDERANÇAS COMUNTÁRIAS?

O que se pode notar são abusos inexplicados num questionamento, onde os recursos foram suprimidos em discursos vazios, sem contar um “falso humorismo desrespeitoso”, com as vítimas hospitalizadas, falecidas, com atos de desinformação e, sem apoio aos familiares remanescentes etc.

E, o pior de tudo falta clareza na prestação de contas do que “ fez ou faz! Ou, do que não fez e faz nunca!”

A população está sem trabalho, sem remédios, sem assistência, sem alimentos básicos até mesmo, em meio a falta de serviços de esgotos e água potável, se vê “sem um posto de saúde próximo, sem ambulâncias para emergências, sem remédios para alivio de dores!” ASSIM EXPOSTO, entre o respeito em torno das dores de todos…

Naquelas comunidades é bem mais fácil surgir LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, do que em faculdades ou agrupamentos sectários com discursos falaciosos, longe da realidade do povo sofrido! E, o pior, lideranças que não são líderes de nada! Quer dizer: exceto, e óbvio, que são líderes dos grupos aproveitadores dos bens públicos, onde são empobrecidos por eles.

Lastimável! Uma tragédia provocada por falta de lideranças comunitárias e humanitárias! Além disto a covardia se apoderou de maioria, que nada fez legalmente contra isto!…

Com pesar nosso abraço solidário as pessoas que sofrem, principalmente ao inúmeros órfãos que ainda terão mais sofrimentos pela vida… assim como, as pessoas deficientes!

Aos que querem ser líderes e governantes etc. procurem estudar mais sobre a pessoa humana, e o que é ser líder humanitário, líder comunitário, líder político…

Potencializem-se cientificamente do conceito moral (não amoral) do que é ser líder (líder de verdade, mesmo!), não faça o povo brasileiro se envergonhar de você na História!

Para quem quer saber conceitos sobre “liderança comunitária”, comemorado em 05 de Maio, sugerimos a leitura do texto logo a seguir.

Nossa gratidão a todas nossas colaboradoras e nossos colaboradores, tão importantes e generosos com nossos ideais…

Nossa gratidão a nossos minúscula equipe.

Deus nos preserve a todas e a todos com muita coragem para transformamos este planeta e nossa sociedade por um viés humanitário e mais feliz, com bênçãos de Deus!

Prof.ª Mestra Elisabeth Mariano (AUTORA E DIRETORA DE ESPAÇO MULHER / ESPAÇO PARA A MULHER / JORNAL DA MULHER BRASILEIRA / EMBELEZAR / FIPLC EM-EH / www.espacomulher.com.br E SEUS SEGMENTOS; https://espacohomem.inf.br)

Saiba mais (Mestrado em Lideranças Direitos Humanos e Comunicação Social; Pós-graduada em Política Internacional, Pós graduada em Comunicação Social (nas áreas de mídia Imprensa, Tv Radio e mídias digitais); fez especialização em Direito Autoral e Propriedade Intelectual, pela OMPI/ONU (Organização Mundial da Propriedade Intelectual da Organização Mundial das Nações Unidas). Dentre mais de 30 especializações profissionais… Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Escritora e poetisa.

NESTE ANO 2021 COMEMORA COM MUITA SIMPLICIDADE, COMEMORA OS 40 ANOS DE EMPREENDEDORISMO EM MIDIA ALTERNATIVA E COMUNITÁRIA…

DEDICADA AS CONQUISTAS DAS MULHERES E OS SEUS DIREITOS HUMANOS (ASSIM COMO OS DE POPULAÇÕES EXCLUÍDAS).

NESTE ANO – 2021 – COMEMORA 60 ANOS DE TRABALHO (DESDE INFORMAL ATÉ AOS DE EMPREENDEDORA DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, E, ORGANIZADORA DE MICROS EVENTOS PARA ENCORAJAMENTO DAS MULHERES, E EXPOSICÃO DE CONQUISTAS EM DEPOIMENTOS, ENTREVISTAS ETC.).

EM TODO AO LONGO DO TEMPO NA AREA DE COMUNICAÇÃO SEGMENTADA E ALTERNATIVA ATUANDO COM DIREITO AUTORAL E MARCAS REGISTRADAS.

DIA NACIONAL DO LÍDER COMUNITÁRIO

Deste comentários em https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-lider-comunitario/ (Data de acesso em 12/04/2021)

O Dia Nacional do Líder Comunitário é celebrado anualmente em 5 de maio.

Esta data visa homenagear o indivíduo responsável por ser o “porta-voz do povo”, uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população perante os poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Para que o líder comunitário desenvolva o seu trabalho corretamente, este deve estar a par das necessidades reais da comunidade que representa, ouvindo a todos de modo igualitário e sem preconceitos.

O líder comunitário também deve seguir os preceitos básicos dos direitos humanos e da Constituição Federal que rege a sua localidade.

Origem do Dia Nacional do Líder Comunitário

Esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006, que decreta oficialmente o 5 de maio como Dia Nacional do Líder Comunitário.

Homenagem ao Líder Comunitário

Você representa a voz de toda uma comunidade! Obrigado por compreender e ouvir o que o povo tem a dizer! Feliz Dia do Líder Comunitário!

A responsabilidade de agir como um verdadeiro líder é um dom digno para poucos! Você é um exemplo para todos! Obrigado pelo seu trabalho!

Você tem feito muito pela nossa comunidade. Nós só temos a agradecer pelo seu esforço, empenho e dedicação! Continue mostrando sempre o seu valor, a sua ética e moral! Parabéns!

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-lider-comunitario/, data de acesso: 12/04/2021)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/04/a-importancia-das-liderancas-comunitarias/