Você sabia que existem homens que doam sêmen?

Publicado por Yogh em 15 outubro, 2014

A criopreservação (congelamento) de sêmen é uma a técnica que permite congelar o sêmen em temperatura extremamente baixa (-196ºC), preservando a integridade dos espermatozoides, com seu metabolismo suspenso, por até 20 a 25 anos. Com isso, surgiram os BANCOS DE SÊMEN, sejam eles terapêuticos (para casos de doenças que afetam a produção de espermatozoides) ou banco de sêmen de doação.

No caso da doação, o voluntário coletará seu sêmen e deixará a disposição anonimamente, ajudando desta maneira casais inférteis com o sonho da gravidez, cujos maridos não produzem espermatozoides.

A doação é SIGILOSA, não remunerada e as etapas são realizadas de forma simples e gratuita, com inúmeros e rigorosos critérios de seleção.

ETAPAS DE UMA DOAÇÃO DE SÊMEN:

1- Processo seletivo:

O voluntário passa por um processo de seleção rigoroso, na qual é realizada uma entrevista, onde são feitas perguntas pessoais (de seu histórico familiar, pessoal, hábitos, doenças genéticas, etc.)

2- Análise seminal:

Após a entrevista, é feita uma coleta de sêmen para realização de uma análise seminal, a fim de saber se o sêmen do voluntário atende aos critérios que um doador precisa ter.

Lembrando que é preciso estar em abstinência ejaculatória de 2 a 3 dias.

3- Exames Complementares:

O voluntário faz uma coleta de sangue e seminal para realização de exames, caso os resultados estejam de acordo com o protocolo, o voluntário pode seguir com as etapas para ser um doador. Lembrando que os exames são oferecidos pelo laboratório sem ônus ao doador.

4- Termo de Consentimento:

Se todas as etapas anteriores estiverem de acordo com o esperado, o novo doador assina um termo de consentimento, autorizando que sua amostra seja criopreservada e doada posteriormente.

5- Pronto, você é um doador.

Amostras coletadas, exames em dia e termo assinado, você é oficialmente um doador de sêmen.

Lembrando que após 6 meses, os exames de sangue (sorologias) devem ser atualizadas para que as amostras sejam definitivamente liberadas para doação.

(Fonte: https://www.labsaudereprodutiva.com.br/2014/10/15/voce-sabia-que-existem-homens-que-doam-semen/, data de acesso: 12/06/2021)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2021/06/voce-sabia-que-existem-homens-que-doam-semen/