A libido baixa e a falta de desejo sexual

Libido é o impulso, a energia ou o desejo sexual de uma pessoa. Algumas condições como o estresse, mudanças hormonais, uso de medicamentos, monotonia no casamento, maus tratos, falta de comunicação, entre outras podem provocar a perda da libido.

Os problemas com a falta do desejo sexual sempre foram mais comuns em mulheres, porém se observa no consultório um aumento substancial da procura masculina com esse tipo de queixa, juntamente com outras condições como a disfunção erétil e a ejaculação precoce. Ainda não sabemos se os homens modernos estão padecendo mais desta disfunção ou se atualmente buscam mais a ajuda de profissionais quando veem que realmente têm um problema.

Costumamos dizer que os problemas de libido são os menos sexuais de todos os problemas relacionados ao sexo, pois seu pano de fundo é emocional e psicológico. Também se acredita que para tratar esse tipo de problema deve-se ter paciência pois o prognóstico é lento.

Tratamento

A terapia sexual deve estar associada à terapia de casal como em quase todas as disfunções, mas nesse caso com uma participação mais ativa do(a) parceiro(a) e a reestruturação deve acontecer em níveis mais profundos para que haja o autoconhecimento sobre a sexualidade. O uso de fantasias, a masturbação e o restabelecimento da parceria do casal são fundamentais para quem enfrenta a falta de desejo.

(Fonte: https://www.sexestima.com.br/desejo-sexual-inibido/, data de acesso: 13/02/2022)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/02/a-libido-baixa-e-a-falta-de-desejo-sexual/