Agradecimentos aos homens que materializam a boa-fé aos bons propósitos

19 de Fevereiro – Dia do Esportista
22 de Fevereiro – Dia Internacional do Maçom
1º de Março – Dia Mundial da Proteção Civil



Tive a honra e a bênção de ter muita orientação e até “proteção de maçônicos” em vários cargos sociais, e, profissionais, importantes lideranças tanto no Rio Grande do Sul, como após vir para São Paulo.

Além disto, aqui encontrei também acolhida de “esposas de Maçons”, cujas com exemplares condutas, nunca me discriminaram, por ser gaúcha, ou não ser do mesmo nível social delas. Recebi muitas bençãos de Maçons.


Inclusive de grupos internacionais, que a distância nos acompanham, e à disposição no que precisarmos.
Nossa gratidão aos Maçons e Mulheres, que de algum modo pertencem aos mesmos propósitos humanos.
Nosso fraternal abraço a todos os homens com princípios humanitários, independente de crenças, religiões etc.


Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM.


Mensagem do Padre Rubens Pedro Cabral, OMI para o Dia Internacional da Mulher

Pe. Rubens Pedro Cabral

Missionário Oblato de Maria Imaculada da Província do Brasil, nascido em São Carlos-SP a 30/06/1953, vive em São Paulo a 42 anos.

Se formou em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, Psicologia pela UNISA – Universidade Santo Amaro – e fez Especialização em Atendimento a Pessoas Especiais pela USP.

Foi Pároco nas periferias de São Paulo durante 27 anos, atuou como Psicólogo por 25 anos, Professor Universitário na UNISA durante 15 anos.

Foi Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada e atualmente é o Coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo.


12 de Fevereiro, Dia Internacional do Maçom

O Dia Mundial do Maçom é celebrado em 22 de fevereiro em homenagem ao nascimento do Maçom George Washington líder da Independência dos Estados Unidos da América e primeiro presidente norte-americano. George Washington: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade são plantas que crescem depressa quando ganham raízes”.


Mensagem Oficial do GORGS – Natal 2021 Ano Novo 2022

O Grão-Mestre em exercício do GORGS Ir. Antônio Carlos Lampert fala aos Maçons e seus familiares, pregando um ano de 2022 de muita paz e equilíbrio para todos. A mensagem foi gravada no Templo Ir. Renê Koseritz Brasil, do rito York, localizado no Palácio Maçônico do GORGS, na rua Jerônimo Coelho, 116, Centro Histórico de Porto ALEGRE, RS.

ASSISTA TV GORGS: https://youtu.be/h3ccuYt_PcQ

MAÇONARIA NO BRASIL

Generalidades

O grande feito da Maçonaria, já nos séculos XVII e XVIII, foi exportar o ideal revolucionário e republicano para toda a América (do Norte e Latina). Foi a grande mudança de paradigma. Centros geográficos como Olinda e Recife, Salvador, Tijuco (depois Diamantina) e Vila Rica (depois Ouro Preto), até mesmo em função da tremenda mudança de paradigma que foi a colonização das Américas, já reuniam grande riqueza e grande número de imigrantes. Luxava-se mais em Olinda e Vila Rica do que mesmo em Lisboa.

Como o ideal de Fraternidade é de natureza expansionista, as idéias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, logo varriam todas as Américas. Em 1760, por exemplo, já não havia colônia americana que não fosse permeada pela Maçonaria.

A primeira loja regular em Portugal data de 1727, embora se tenha notícias de atividades maçônicas antes disso. Em 1744 o Sr. Sebastião José de Carvalho e Melo, português, foi iniciado em Londres, durante uma festa de São João. Esse cidadão português mais tarde foi sagrado Conde de Oeiras e, depois, Marquês de Pombal.

Um outro centro irradiador de idéias e ideais, já desde 1620, era a Faculdade de Medicina, Ciências e Letras, da Universidade de Montpellier, na França; manteve ligações permanentes com figuras como Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, John Adam, Domingos Vidal Barbosa, José Mariano Leal, Domingos José Martins, José Joaquim da Maia e José Álvares Maciel entre outros; no século 18, em Montpellier, havia mais do que 10 lojas maçônicas livremente fermentando idéias republicanas nos diferentes estudantes de todos os cantos do mundo.


Primórdios brasileiros

Kurt Prober, que sempre escrevia apoiado em sólida documentação, cita em sua bibliografia (“Cadastro Geral das Lojas Maçônicas”) que a primeira atividade maçônica brasileira que merece registro foi em 1724, na “Academia Brasílica do Esquecidos”, onde foi iniciado o Padre Gonçalves Soares de França, o Coronel (e historiador notável) Sebastião da Rocha Pitta, o Desembargador Caetano de Britto e outros. Mais tarde todas as atas dessa sociedade secreta foram queimadas.

O argentino Alcebíades Lappa, em 1981, em tese internacional, usando um Livro de Atas do Duque de Norfolk, em Londres, provou que o Ir.: Randolph Took foi designado, já em 1735, como Grão-Mestre Provincial para a América do Sul (o que equivalia a dizer Brasil).

E mais ainda, há uma carta do médico inglês Robert Young, em nome da Loja de São João, de Buenos Aires, em 1741, dirigida à Loja de São João do Brasil, recomendando-lhe o Ir.: Richard Lindsey que se encontrava no Brasil.


Há vestígios da existência, em 1750, de um grande Oriente Maçônico, em Salvador, vinculado ao grande Oriente da França, com fortes tendências liberais e republicanas. No Rio em 1752 foi criada a Associação Literária dos Seletos.


GOB

Criado em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil – GOB, única potência brasileira a deter o reconhecimento primordial, secular e definitivo da Loja-Mãe da Inglaterra, inscrito entre as quatro ou cinco maiores potências maçônicas do mundo, tem cadeira cativa e fortemente destacada na história do país, tanto no período monárquico quanto no republicano. O século 18 foi marcado pelo Iluminismo, o 19 pelas ideologias e o 20 pela emergência e domínio das tecnociências.


Estado da Arte

No século XX três (3) vertentes científicas mudaram a face da humanidade com efeitos revolucionários radicais:

  • a manipulação do átomo (e a energia atômica) => desde a dizimação de cidades inteiras com centenas de milhares de mortos, até a pesquisa na agricultura, na medicina e na química, com radioisótopos para medir taxações diversas, radioterapia, estados de nutrientes etc.; a energia atômica e a física nuclear tocam um papel importante no concerto das nações indicando o parâmetro principal na questão da hegemonia entre eles (quem tem mais manda mais);
  • a manipulação do gene (a biologia molecular e a biotecnologia) => o conhecimento da estrutura genética tem produzido inúmeros benefícios, mormente na agricultura, onde aumentou substancialmente a produção e a produtividade na plantação e colheita dos gêneros horti-fruti-granjeiros; pesquisa de germoplasma têm sido muito importante na construção de cadeias nutrientes mais viáveis e assimiláveis; o estudo de clonagem tem introduzido grandes barateamentos na produção; estima-se que dentro de 30 anos (ou menos) a técnica de criogenia estará totalmente dominada e disseminada;
  • e a tecnologia de redes de computadores => minimizando a tirania que tempo e distância sempre impuseram sobre o gênero humano; com o computador vence-se, em parte, a tirania do tempo, dando-se agilidade às tarefas de memorização; e, pelas redes de computadores, minora-se o efeito maléfico das distâncias a serem vencidas, dado que o homem pode manifestar-se, simultaneamente, em dois ou mais lugares do planeta pelo uso e exploração da tecnologia de redes.

O gênero humano está entre 2 (dois) mundos, quais sejam: o mundo natural (da Natureza) e o mundo cultural (da construção cultural originária da própria mente humana). A cultura é obra do homem que, com o seu fazer e o seu saber, age sobre a NATUREZA. O homem, portanto, muda a Natureza e a Natureza mudada muda o homem; por exemplo: o rio São Francisco, da unidade nacional, é natureza, já sua transposição das águas, é canal, é cultura.

As mudanças, que implicam ruptura com a ordem estabelecida, são todas temáticas; não obstante isso até o início do século XX as mudanças eram administráveis. E agora?!

O quadro atual da humanidade, portanto, tem sido marcado pela entropia e pela difusão caótica dos costumes e dos conhecimentos como se apontasse para o momento da virada total em que surgirá a ORDEM (nascida do caos)! A cultura, que na Idade primitiva era transmitida pela tradição oral – passando pelos monges copistas, da Idade Média, e pela imprensa de João Gutemberg, no Renascimento -, hoje já está sendo veiculada pela multimídia, que é um substrato computadorizado que canaliza Dados, Voz, Vídeo e Videoconferência, sob a forma abstrata de bits, pela rede!

(Fonte: https://www.gob.org.br/maconaria-no-brasil/, data de acesso: 14/02/2022)

VOCÊ SABE O QUE É E O QUE FAZ A MAÇONARIA?

Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo fala sobre a Ordem que completou 195 anos no Brasil

Por iG São Paulo | 22/08/2017 18:25

Muitas pessoas já ouviram falar, mas pouco se sabe sobre ela. A Maçonaria é uma entidade filantrópica que tem como propósito reunir pessoas comprometidas com o bem comum para atuar na defesa das mudanças sociais. Completando 195 anos no Brasil em 2017, a origem da Ordem se deu em 1822, mesmo ano em que um movimento de maçons brasileiros liderados principalmente por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil.

MAÇONARIA COMPLETOU 195 ANOS NO BRASIL

Além do Sete de Setembro, a maçonaria também esteve presente em outros momentos fundamentais da história do Brasil, como na Proclamação da República, na Abolição da Escravatura, na redemocratização do País e em outros eventos marcantes, sempre como protagonista na luta pelo progresso e evolução da nossa Pátria. Nos dias atuais, ela luta pela mudança do cenário de crise política e econômica do Brasil, junto com outras organizações da sociedade civil.

Quem explica isso é Benedito Marques Ballouk, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) – título dado ao “número um” da organização maçônica no estado.

“Um exemplo dessa atuação hoje é o Grupo Estadual de Ação Política (GEAP-SP). Uma iniciativa que tem por objetivo lutar pela construção de uma classe política brasileira composta por pessoas comprometidas com os valores éticos, com a Pátria e com o bem comum”, conta.

O Grão-Mestre explica que a estrutura de ação do GEAP é simples. Os maçons recebem os candidatos eletivos em reuniões nas Lojas Maçônicas que os indicaram e deles buscam compromissos que visam resgatar a ética e a cidadania. Mais do que isso, esse grupo político também atua identificando potenciais lideranças maçônicas ou de outras esferas sociais que possam representar esses ideais da transformação, para o bem da sociedade. Todos esses candidatos podem, então, solicitar o apoio da Maçonaria, sendo possível até mesmo orientá-los sobre o processo de filiação aos partidos políticos antes mesmo das coligações, participando assim da formação estratégica dessas lideranças.

“Nas eleições de 2016 a Maçonaria paulista apoiou 27 candidatos a prefeito em todo o estado e 147 vereadores. Deste total foram eleitos 28 representantes do Legislativo, três vice-prefeitos e 10 prefeitos, entre eles João Dória (PSDB) na capital”, pontua Ballouk.

Desconstruindo mitos

Além deste esforço de identificar lideranças dentro e fora da Ordem e apoiá-las para pleitear os espaços hoje ocupados pelos corruptos, a Maçonaria ainda enfrenta a desinformação. Uma parte importante da população ainda alimenta uma visão errada, vendo a Ordem como uma seita mística ou com algum tipo de plano de dominação mundial. Nenhuma dessas conjecturas fantasiosas é real.

Ballouk explica que essa série de mitos foi construída durante séculos e foi alimentada pelo preconceito e pelo medo do desconhecido. Foi daí que surgiu e cresceu o estigma de sociedade secreta, que também não é correto atualmente. Segundo ele, a Maçonaria é apenas uma sociedade discreta e não é, como muitos pensam, uma religião. Ao invés disso, congrega pessoas de diferentes credos em um ambiente de harmonia, paz e confiança entre seus membros.

“O objetivo maior da Ordem é ser uma escola de vida para aqueles interessados em fazer um mundo melhor.

Assim, as reuniões realizadas nos templos maçônicos não são cultos, mas encontros em que são discutidos temas variados, de filosofia a história e atualidades. Maçom em sua origem, significa ‘pedreiro’. Se num passado remoto esses construtores erguiam catedrais e monumentos, hoje eles edificam obras de transformação social – e não são poucas. As iniciativas filantrópicas são uma preocupação permanente de todas as Lojas maçônicas no estado de São Paulo”, comenta o Grão-Mestre do GOSP.

Nessa área, um dos principais projetos empreendidos pela Maçonaria é o Instituto Acácia de Responsabilidade Social. Criado em 2009 e em constante evolução, ele foi idealizado para proporcionar maior integração às ações de tecnologia social das entidades de assistência ligada às Lojas filiadas à

Maçonaria.

“O objetivo é um só: interligar as obras sociais e permitir que o apoio mútuo sirva como combustível para que cada vez mais pessoas sejam alcançadas. Este é um órgão de terceiro setor pronto e preparado para atender as necessidades advindas e relacionadas às outras iniciativas privadas de utilidade pública. Como uma OSCIP, o Instituto está habilitado a colaborar com as entidades associadas, inclusive na captação de recursos do terceiro setor para os projetos sociais”, finaliza.

GOSP

Fundado em 29 de julho de 1921, o GOSP é a instituição Maçônica mais antiga presente no estado de São Paulo, federado ao Grande Oriente do Brasil e reconhecido pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Em seus 95 anos teve presença marcante na história do estado, como na Revolução Constitucionalista de 1932. Atualmente o GOSP é composto por 24 mil maçons presentes em todo o estado nas mais de 800 maçonarias.

(Fonte: https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2017-08-22/maconaria.html, data de acesso: 14/02/2022)

Embora muitas pessoas não saibam, sociedades maçons formadas por mulheres existem há mais de 100 anos; a BBC

Os rituais da supersecreta maçonaria feminina

(https://g1.globo.com/mundo/noticia/os-rituais-da-supersecreta-maconaria-feminina.ghtml, data de acesso: 14/02/2022)

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_e_ma%C3%A7onaria, data de acesso: 14/02/2022)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/02/agradecimentos-aos-homens-que-materializam-a-boa-fe-aos-bons-propositos/