1º de Junho – Dia Global dos Pais e Dia Mundial da Criança

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
29 de Maio – Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas
1º de Junho – Dia Global dos Pais
1º de Junho – Dia Mundial das Crianças
3 de Junho – Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social


Eis um grande momento familiar… quem de nós não se recorda da família unida e reunida? Pais, tios, avós, primos etc. e nós ali juntos, felizes!

Éramos dependentes deles, e, com eles aprendíamos muito nessas reuniões… era um momento que assimilávamos a nossa cultura familiar…

E, pergunte-se o que sucede hoje? Até quase bebês com celulares e tablets na mão, ali absortos na tela; alheios ao que ocorre em seu redor.

Os tempos mudaram na tecnologia, mas os sentimentos de família ainda permanecem, nos vínculos os laços de afeto, identificação de sangue.

Passamos por uma tragédia mundial pela Covid 19. Muitas vidas foram ceifadas, muitas dores, muito desemprego, e, muita fome!!!

Temos muito a comemorar por que sobrevivemos podemos fazer novos planos… idealizar e realizar juntos, pais, e mães, filhos e filhas, netos e Netas, e os /as que compõem a árvore familiar… temos que lastimar as desgraças de crimes e mortes que envolvem inocentes…

Ou seja, este é o nosso presente, e ainda teremos mais um pouco de futuro para modificarmos a nosso jeito e comemorarmos muito novos êxitos.

Pais e Mães são esteios das famílias; crianças, adolescentes e jovens são o futuro… e, os nossos idosos são o esteio da família e exemplo eterno.

Nosso fraternal abraço para você, nossa gratidão por nos ajudarem a divulgar e colaborar, Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM.

Dia Global dos Pais

Foi anunciado em setembro de 2012 na 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Desde 2013, é comemorado anualmente em 1º de junho em homenagem aos pais em todo o mundo. O objetivo do feriado é lembrar aos habitantes do nosso planeta os valores universais, para fazer desses valores a base de uma família forte e moral. Afinal, a família (principalmente os pais) é responsável pela proteção e educação dos filhos. A Assembleia Geral da ONU exorta todos os estados membros a celebrar o feriado “com a participação de jovens e crianças em parceria com a sociedade civil.

(Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-06/celebrado-hoje-dia-global-dos-pais-ressalta-importancia-da-familia, data de acesso: 24/04/2022)

Dia Mundial das Crianças

No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

(Fonte: https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo-de-p%C3%A1ginas-antigas/1-de-junho-dia-mundial-da-crian%C3%A7a/, data de acesso: 24/04/2022)

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/05/1-de-junho-dia-global-dos-pais-e-dia-mundial-da-crianca/