Quais as piores situações atuais que mais causam sofrimento de tortura aos homens na atualidade?

17 de Junho – Dia do Funcionário Público Aposentado
26 de Junho – Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
26 de Junho – Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
13 de Julho – Dia do Cantor | Dia Mundial do Rock
13 de Julho – Dia dos Compositores e Cantores Sertanejos


Resultado de uma breve pesquisa feita com 5 homens, idade de 50 a 60 anos com as seguintes perguntas:

A maioria das respostas, entre eles, que sequer se conheciam, em tempos e horários, locais diferentes foram:

1º – A alienação parental

Todos referiram muito sofrimento ao ter que conviver em alguma situação grave que envolvam filhos/crianças… Parece um caos, inimaginável…

Algumas situações foram citadas em que as mulheres nos culpam de situações que as crianças ainda não entendem, e, assim, se sentem infelizes imaginar sequer que crianças geradas por eles em ato de amor, possam por questões materiais vir a odiá-los. Dizem que querem colaborar, mas seus gastos aumentam na separação, e, que também tinham ideal de ver seus filhos crescerem com conforto, estudos, segurança, paz. E, sentem -se doravante com aumento de dívidas inesperadas, sentem saudade das crianças, e até choram pensando no que será o futuro das criança, etc., sentem vergonha diante da família em não ter sabido agir com firmeza etc. e se deprimem.

2º O assédio moral

Consideraram também em maioria que se sentem muito mal com as investigações de áreas financeiras, e, que se sentem cercados para nada comprar, viajar, que muitas vezes se separam de amizades por vergonha e tristeza… Sentem-se achincalhado como se estivessem escondendo dinheiro para não colaborar com filhos e custos da casa da qual se mudaram. As despesas aumentam para sobreviver nesta nova fase, nem sempre recompõe a família. Informam que a separação da família lhes causa dor de fracasso, e se sentem afetados na alma, com comentários, de assédio moral até no trabalho.

3º O Stalking

Embora o tema acima e a expressão citada remeta as últimas leis e divulgações como alguém “perseguidor” ou alguém “perseguido” infelizmente maioria referiu se sentir vigiado… até por familiares da ex- esposa ou ex-companheira, e, para dar explicações muitas vezes, até judiciais solicitadas pela- advocacia da ex-cônjuge/ex-companheira… e, alguns até citaram sentirem-se vigiados quando viajam, compram carro novo, se mudam para uma casa ou um bairro melhor… embora cumpram com suas quitações judiciais. Informaram que ainda não adoeceram para saber se o cuidariam também.

Enfim, eis um “retalho social” do que um microuniverso masculino pensa, e, define sentir como “tortura psicológica” estas três situações que vivem.

Obviamente que é um universo de pesquisa pequeno, microscópico, mas serve para alertar sobre os que os homens expõem de sofrimentos psicológicos.

Tortura psicológica ainda está muito comum entre vários segmentos e extratos sociais, e, é preciso se criar conscientização para todas as partes sociais, assim, se evitam violências, agressões perseguições, suicídios, e, até tragédias com maiores consequências familiares e sociais.

Nosso fraternal abraço, `professora Mestra Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM.

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/06/quais-as-piores-situacoes-atuais-que-mais-causam-sofrimento-de-tortura-aos-homens-na-atualidade/