Ainda estamos nos reestruturando após a tragédia da pandemia e desemprego nacional?

15 de Julho – Dia do Homem
18 de Julho – Dia Internacional de Nelson Mandela
20 de Julho – Chegada do Homem à Lua
30 de Julho – Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
08 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Colesterol
14 de Agosto – Dia dos Pais
19 de Agosto – Dia Nacional do Futebol


Segundo alguns estudiosos dos comportamentos humanos, “nada mais abala tanto um homem do que se sentir sem dinheiro no bolso!”

Para alguns outros notáveis pesquisadores comportamentais, vale a premissa:” o que mais pode abalar um homem em seu ego, é sentir-se desempregado, inútil, um pária social!

Então nos vemos diante de dois conceitos comportamentais que se autocompletam de algum modo. Trabalho promove ganhos de dinheiros e promove negócios.

Diante da tragédia da pandemia, os homens se perceberam diante de um terrível dilema, não poderiam mais ir até ao seu local de trabalho e fazer as suas tarefas para as quais se prepararam, e, por muitos anos ganharam o seu próprio sustento e de seus familiares. E, agora, além de tudo corriam risco de adoecer e morrer.

É um dilema inquietante e frustrante sem dúvida… além de se ver em mínimas condições de executar qualquer tarefa profissional, mesmo improvisando.

O pior de tudo era perceber que a doença atingia sua família, haviam internações e inseguranças quanto a cura e continuidade da saúde… sem sequelas!

E, se ele próprio adoecesse o que poderia ser de seu destino e de sua família?

E, para dificultar mais, os dados estatísticos revelavam números preocupantes!

Ver internar seus amados familiares, e ali esperar os milagres da superação para assegurar a continuidade da vida. Pior dilema, a sua própria insegurança!

Conseguiria sobreviver? Superar e se reestruturar novamente? E, o nervoso angustiante em notar parentes falecendo, em hospitais: colegas, amigos, chefe…

Sem dúvida o estresse psicológico foi desgastante…e, em muitos momentos somente restaram as lágrimas escondidas, abafadas… e o TENHO QUE SUPERAR!

E, AGORA? Ainda faltam vagas para empregos, ocorreram mudanças nas tarefas antes executadas, muitas passaram a ser informatizadas, e até digitalizadas.

Para refletirmos melhor trazemos algumas pesquisas de reportagens atualizadas, quiçá possamos ter uma visão para solucionar as consequências e sequelas da pandemia.

Cordial abraço para você, e esperamos que aprecie esta nova edição. Nossos parabéns aos pais que superaram fases difíceis e estão cuidando de suas famílias.

Elisabeth Mariano e equipe ESPAÇO HOMEM


Mensagem do Prof. Rubens Pedro Cabral para o Dia dos Homens

Perfil do Psicólogo, Filósofo e Teólogo Prof. Rubens Pedro Cabral

Prof. Rubens Pedro Cabral

Prof. Rubens Pedro Cabral

Foi coordenador da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo

Missionário Oblato de Maria Imaculada da Província do Brasil, nascido em São Carlos-SP a 30/06/1953, vive em São Paulo a 42 anos.

Se formou em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, Psicologia pela UNISA – Universidade Santo Amaro – e fez Especialização em Atendimento a Pessoas Especiais pela USP.

Foi Pároco nas periferias de São Paulo durante 27 anos, atuou como Psicólogo por 25 anos, Professor Universitário na UNISA durante 15 anos.

Foi Provincial dos Oblatos de Maria Imaculada e atualmente é o Coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo.

CONTATO:

E-mail: rubens.omi1@gmail.com

Link permanente para este artigo: https://espacohomem.inf.br/2022/07/ainda-estamos-nos-reestruturando-apos-a-tragedia-da-pandemia-e-desemprego-nacional/